‘Vamos funcionar até novembro', comunica reitora do IFPE

Mesmo com liberação do Ministério da Educação, 20% do orçamento permanece bloqueado

por Ítallo Olimpio sex, 11/10/2019 - 15:09
Nathan Santos/LeiaJáImagens Campus Recife do IFPE, na Cidade Universitária Nathan Santos/LeiaJáImagens

Em coletiva realizada no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) na manhã desta sexta-feira (11), a reitora da instituição, professora Anália Keila Rodrigues, informou que, mesmo com a liberação de R$ 10 milhões por parte do Ministério da Educação (MEC), na última semana, a instituição só conseguirá manter o pleno funcionamento das atividades até o mês de novembro. Do orçamento previsto para 2019, 20% do valor segue bloqueado.

“A respeito do bloqueio, ainda temos profissionais que podem absorver a demanda das novas vagas”, disse a respeito da ampliação do número de oportunidades ofertadas no Vestibular IFPE 2020.1. “Nossa dificuldade, de fato, é de custeio, mesmo com o desbloqueio de uma parte do orçamento que tinha sido bloqueado”, contou. 

A reitora também contou que espera que todo o orçamento previsto para o ano letivo seja desbloqueado, garantindo, assim, o funcionamento da instituição até o fim do ano. “Esperemos que todo orçamento seja descontingenciado, ou então enfrentaremos grandes dificuldades [...] Tomamos a decisão de que isso [bloqueio do orçamento] não seria impeditivo para que a gente pudesse ter toda nossa força de trabalho e toda nossa capacidade infraestrutural a serviço da comunidade e do estado de Pernambuco”, concluiu. 

O Vestibular IFPE 2020.1 vai ofertar 4.715 vagas distribuídas em 61 cursos de 16 campi. As inscrições podem ser realizadas online, no site do vestibular, entre os dias 14 e 24 de outubro. Para demais informações acesse o edital do certame.

LeiaJá também

 

--> IFPE: candidatos podem usar nome social no novo vestibular

-> IFPE divulga vestibular com 4.715 vagas

COMENTÁRIOS dos leitores