Alunos revisam exatas pela última vez antes do Enem

Faltando apenas um dia para a prova, professores apresentam aos alunos assuntos recorrentes no Exame, além de prepararem os estudantes para possíveis surpresas neste domingo (10)

por Francine Nascimento sab, 09/11/2019 - 13:37
Francine Nascimento/LeiaJáImagens Professor de matemática, Júlio Cesar Cocão, em aula de revisão para o Enem Francine Nascimento/LeiaJáImagens

Estudantes do curso preparatório Os Caras de Pau do Vestibular assistiram, na manhã deste sábado (9), a uma última revisão de todas as disciplinas de exatas. No segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a ser realizado neste domingo (10) em todo o país, eles farão as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Na aula de revisão, professores de biologia, química, física e matemática, levaram os assuntos mais prováveis de caírem no Exame. A candidata Carina Netto, de 17 anos, estava atenta as dicas de revisão, no entanto, ela disse que está procurando não criar tantas expectativas em função da surpresa que foi a prova de humanas no último domingo (3). 

“Eu espera que iria cair assuntos que a gente viu ao longo do ano, mas percebemos que foi algo mais sobre atualidades. Então, sobre a prova de natureza e exatas, acho que a gente vai ver mais conteúdos do que no primeiro dia, porém com mais atualidades. Só que não faço ideia de como será isso, porque até maio aconteceram alguns fatores e de maio para cá, aconteceram outros”, pontua a participante que quer usar a nota do Enem para ingressar no curso de medicina, em 2020.

Na opinião do professor de matemática, Júlio Cesar Cocão, a possibilidade de o Enem trazer questões mais técnicas, conforme fora adiantado pelo Ministério da Educação (MEC), pode exigir do aluno mais conhecimento teórico. “Acredito que a prova de matemática terá mais conteúdos do que já teve nos anos anteriores. E isso implica no conhecimento empírico que o estudante deve ter, que é aquela ideia do raciocínio lógico, cobrando um pouco mais de conceitos do que apenas necessariamente a percepção das quatro operações ou da ideia de proporção”, observa. Cocão abordou assuntos recorrentes no Enem, como estatística e geometria.

A docente em química, Gabriela Sá, apresentou os assuntos que também costumam aparecer na prova, como estequiometria e química orgânica. Mas na visão da educadora, a forma como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pretendeu formular a prova de química, pode influenciar diretamente nos assuntos.  “Diante do que foi comentado com relação a prova mais técnica, outros fatores que acredito que também podem cair, seriam os conteúdos de eletrólise, funções inorgânicas, além de questões de termoquímica, Lei de Hass e reações endotérmicas e exotérmicas”, aposta.

As provas vão ser aplicadas às 13h30, com encerramento para às 18h30. Os candidatos também devem ficar atentos aos horários de abertura e fechamento dos portões, que serão às 12h00 e 13h00 respectivamente.

LeiaJá também

--> Enem: saiba como relaxar para o 2° dia sem perder o ritmo

--> Vídeo: alongamentos podem ajudar a relaxar no Enem

--> Assista: saiba o que é importante para o 2° dia do Enem

 

COMENTÁRIOS dos leitores