USP tem dois alunos acometidos por coronavírus

Universidade chegou a suspender as aulas do curso de geografia, que já tem 11 pessoas em quarentena; caso mais recente foi de aluno diagnosticado com a doença na Poli

por Marília Parente sex, 13/03/2020 - 19:39
divulgação Universidade tem comitê permanente para acompanhar covid-19. divulgação

A Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP) anunciou, nesta sexta-feira (13), o segundo caso de coronavírus no campus. Segundo a Poli, o diagnóstico do estudante foi divulgado pelo Hospital Albert Einstein, na última quinta (12), mas as aulas não foram suspensas. O primeiro caso ocorreu no curso de geografia da universidade, que teve suas aulas suspensas até o dia 17 deste mês e está com 11 pessoas em quarentena: 9 alunos, 1 professor e um funcionário.

"Com base em informações de especialista, o Departamento de Geografia está enquadrado em uma condição de "cluster", o que deveria indicar a adoção de um protocolo específico, pois já temos a confirmação de que 7 casos de alunos em quarentena estão relacionados ao aluno que testou positivo, quer dizer: pertencem à mesma turma/classe", diz a nota da USP.

Em comunicado publicado nesta sexta (13), o reitor da universidade, Vahan Agopyan, ressaltou a criação do Comitê Permanente USP Covid-19, liderada pelo superintendente da área e do Hospital Universitário e membro da Faculdade de Medicina, professor Paulo Margarido. “Recomendo que todos consultem o site coronavirus.usp.br, criado pela Superintendência de Comunicação Social, e que contém informações sobre decisões e ações da Universidade sobre o tema, bem como orientações a respeito da prevenção em relação ao vírus. Insisto que esse site deve ser visitado frequentemente, pois, em função da evolução da doença, as informações serão atualizadas continuamente”, comunicou o reitor.

A reitoria suspendeu, em todos os campi da universidade: eventos científicos e comemorativos com mais de 100 participantes; atividades culturais e de extensão, abertas ao público em geral, com mais de 100 participantes; visitas em grupo aos Museus mantidos pela Universidade; atividades do Programa 60+ da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU); viagens acadêmicas de discentes, docentes e funcionários programadas ao exterior. “Todas as atividades de graduação, de pós-graduação, de pesquisa e as de cultura e extensão com público menor que 100 pessoas estão mantidas. As visitas individuais aos Museus também estão mantidas”, esclareceu o reitor.

COMENTÁRIOS dos leitores