Escritora dá dicas para o incentivo de crianças à leitura

Período de isolamento social pode ser um momento propício ao aprendizado

por Juliana Mamede sex, 03/04/2020 - 13:53
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A jornalista, roteirista e escritora Goimar Dantas, autora do livro 'A Arte de Criar Leitores: reflexões e dicas para uma mediação eficaz', produzido pela Editora Senac São Paulo (2019), fez uma lista com algumas dicas de como os pais podem desfrutar da quarentena ocasionada pela pandemia do novo coronavírus para virarem mediadores de leitura, bem como ampliar o interesse das crianças. O livro possui, além das reflexões teóricas acerca do mundo dos livros e da leitura, dicas primordiais a todos os que desejam estimular o prazer e simpatia pela prática.

Goimar ressalta a relevância dos mediadores e alega que “para ser um bom mediador, basta falar de histórias com paixão, entusiasmo e amor, e aproveitar esse momento que estamos passando mais tempo juntos para fixar a atividade na rotina”. A intenção do mediador é, acima de tudo, alegrar filhos, sobrinhos, alunos ou qualquer pessoa com quem ele possa vir a conviver, ainda que por um curto período de tempo.

O mediador será o responsável por guiar os ouvintes e leitores no caminho ao descobrimento de personagens, contextos históricos, entre outros. Exemplificando, orientará para o mundo da obra ao nível de causar paixão e auxiliar a proporcionar uma relação com o livro que poderá ser decisiva.

A autora dá dicas para os pais transformarem-se em bons mediadores de leitura:

1. Escolha um livro ou texto de que você goste.

2. Demonstre entusiasmo ao apresentá-lo.

3. Comece mostrando a capa, contracapa, dizendo o nome do autor.

4. Pratique para ter uma boa entonação durante a leitura; aliás, você pode alterar seu tom de voz dependendo dos personagens do livro e da situação que ele apresenta.

5. Abra o livro e apresente as ilustrações, caso a obra possua.

6. Leia o texto em voz alta e, vez ou outra, faça algumas pausas para olhar nos olhos da criança.

7. Ajude seu filho a entrar de cabeça no universo da obra; não precisa parar para explicar as palavras difíceis do texto, mas se ele perguntar, você pode responder.

8. Pergunte o que a criança mais gostou da história, o que sentiu durante a leitura, se já passou por alguma situação parecida ou se gostaria de viver em sua vida algo que o livro apresentou. Deixe que ela se expresse, troquem ideias, faça com que se sinta à vontade para falar ao final.

9. Guarde essa dica: é preciso ler “com” a criança e não “para” ela. Mediar a leitura é um tipo de entrega, de dança, de ritual. Contar com a participação, a alegria e a integração do outro torna tudo mais mágico e bonito. 

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