Professores: volta às aulas presenciais apresenta perigo

Grupo de educadores da UFPE divulgou uma carta para a sociedade pernambucana

por Ruan Reis seg, 22/06/2020 - 19:14
Pixabay . Pixabay

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) publicou, nesta segunda-feira (22), uma carta elaborada por um grupo de professores do Departamento de Estatística da instituição. O texto, direcionado à sociedade pernambucana, é contra o retorno às aulas presenciais dos ensinos fundamental e básico neste momento da pandemia do novo coronavírus.

Segundo a carta, são dez cidades de grande risco atualmente: Recife, Jaboatão, Olinda, Paulista, Cabo, Camaragibe, Vitória, São Lourenço, Igarassu e Ipojuca. O documento, baseado em dados da Secretaria de Saúde do Estado, destaca o problema da transmissão da Covid-19 por meio de crianças e adolescentes assintomáticos. O texto informa que a taxa de mortalidade de Pernambuco é o dobro da do Brasil e a letalidade (óbitos por confirmados) é 50% superior.

A Região Metropolitana do Recife responde por cerca de 75% dos óbitos do Estado, mas há uma tendência de interiorização do vírus, com o aumento dos casos no interior. “Atualmente, Recife, com 1.545.227 habitantes, tem mais mortes que as cidades de Teresina, Natal, João Pessoa, Aracaju, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Cuiabá, Campo Grande, Brasília, Goiânia e Palmas juntas (total de 15.983.951 habitantes)”, explica o posicionamento.

Os professores calcularam as estimativas das probabilidades de óbito por faixa etária em Pernambuco, sem levar em conta as morbidades dos infectados, e estimou as seguintes probabilidades de um infectado morrer: abaixo dos 30 anos, uma chance em 500; de 30 a 50 anos, uma chance em 125; de 50 a 60, uma chance em 75; e de 60 a 80, uma chance em 25. “É importante destacar que estamos falando de indivíduos saudáveis”, ressalta o professor Gauss Cordeiro, conforme a nota publicada pela instituição.

O texto ainda alerta que a chance de complicações em crianças é baixa, mas elas podem transmitir para os pais ou pessoas idosas, que podem ter problemas sérios. Integram o grupo de docentes Abraão D. do Nascimento, Aldo W. Medina Garay, Alex Dias Ramos, Audrey H. Mariz Cysneiros, Betsabé G. Blas Achic, Caliteia Santana de Sousa, Carla C. da R. Rego Monteiro, Francisco José de A. Cysneiros, Fernanda de Bastiani, Francielly de Lima Medina, Gauss Moutinho Cordeiro, Geiza Cristina da Silva, Getúlio J. de Amorim Amaral, Maria Cristina Falcão Raposo, Maria do Carmo S. de Lima, Pablo Martin Rodriguez, Patrícia L. Espinheira Ospina, Roberto Ferreira Manghi e Vinicius Q. Souto Maior.

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