Cada estudante terá sua senha no Enem Digital, diz Inep

Método será de reconhecimento facial e será uma forma de evitar fraudes na aplicação do Enem

seg, 13/07/2020 - 17:24
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Reconhecimento facial será uma medida de segurança para o Enem Digital Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Cada estudante terá sua senha no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Digital, segundo o Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeita (Inep). Esse método de segurança, segundo a autarquia, será por meio de reconhecimento facial do estudante. 

As instruções foram dadas em uma matéria publicada nesta segunda-feira (13), no site do Ministério da Educação (MEC), sobre um webniário que discutiu o papel da tecnologia da informação para garantir a realização e a segurança do Enem Digital.

“Cada participante terá a sua senha específica, com reconhecimento facial, e a gente trabalha bastante com camadas de criptografia, além de vários certificados digitais. O desafio é grande, mas o que está sendo preparado é um exame muito seguro e diferente do que já se viu até hoje”, disse o diretor de Tecnologia da Informação e Disseminação de Informações Educacionais do Inep, Camilo Mussi, segundo informações divulgadas pela assessoria de imprensa do MEC.

Ainda de acordo com o texto, o Inep está tomando diversas medidas de segurança em relação à prova. “O participante quer ter a certeza de que, ao digitar as suas escolhas no gabarito, não haja alterações. Por isso, nós estamos trabalhando com tecnologias para que não aconteça nenhuma fraude”, explicou Mussi, de acordo com a matéria.

LeiaJá também

-> Inep revela receio com falta de energia no Enem

COMENTÁRIOS dos leitores