Pernambuco anuncia data da volta às aulas em cursos livres
Autoescolas e cursos de idiomas estão entre os segmentos que retornarão às aulas presenciais. Preparatórios para o Enem e SSA, por exemplo, seguem com atividades suspensas
O Governo de Pernambuco anunciou, nesta quinta-feira (6), a liberação das aulas em cursos livres a partir do dia 17 de agosto. Os detalhes foram dados, em coletiva de imprensa, pelo secretário de Educação e Esportes do Estado, Fred Amâncio. As atividades presenciais estavam suspensas em virtude da pandemia da Covid-19.
São exemplos de atividades livres os cursos de línguas, as qualificações e formações de profissionais, como os cursos desenvolvidos no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), além das autoescolas. Estão excluídos desse processo os preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para vestibulares como o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE), uma vez que são equiparados às atividades da educação básica do ensino médio. Capacitações técnicas de nível médio também estão fora da retomada.
Segundo a gestão estadual, o processo de retorno dos cursos livres ocorrerá em quatro etapas. Na primeira, a partir de 17 de agosto, haverá a liberação de 25% da capacidade de público de cada instituição de ensino, envolvendo apenas estudantes acima dos 18 anos. Já na fase dois, prevista para o dia 24 deste mês, a liberação passa para 50% da capacidade dos estabelecimentos educacionais, abrangendo alunos acima de 15 anos.
A terceira etapa iniciará no dia 31 de agosto e consiste na liberação de 75% da capacidade dos cursos livres. Nesse período, os locais poderão receber alunos acima de 11 anos de idade.
No que diz respeito à quarta e última etapa do plano de retomada dos cursos livres, no dia 8 de setembro deverá ser liberada a capacidade total dos estabelecimentos educacionais.
Fred Amâncio comentou a liberação e garantou que ela só foi possível após uma criteriosa análise de informações sobre a proliferação do novo coronavírus no Estado. “A decisão foi tomada após criteriosa análise dos números da pandemia no Estado, e as instituições de ensino deverão obedecer ao protocolo setorial de segurança, respeitando as orientações sobre distanciamento social e as medidas de proteção e prevenção. É importante ressaltar que o gabinete de enfrentamento à Covid-19 está monitorando o número de casos e, se necessário, a evolução das etapas de retomada pode ser reconsiderada”, disse o secretário de Educação, conforme informações da assessoria de imprensa.
Com informações de Jorge Coesme