Sebrae divulga protocolo de retomada do transporte escolar
Protocolo traz sugestões de limpeza e de segurança para empresários e clientes
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) divulgou sugestões de protocolo na retomada das atividades no setor de transporte escolar. As recomendações trazem os principais cuidados que devem ser tomados para manter a segurança dos clientes e colaboradores.
O Sebrae ressaltou que os empreendedores do segmento do transporte escolar tiveram que se reinventar, e em muitos locais, estão com a atividade econômica totalmente parada. Em muitos estados, o isolamento social começa a ser flexibilizado e os profissionais da área precisam cuidar de uma série de adaptações para garantir a segurança dos clientes, dos colaboradores e de toda a população a partir do momento que as escolas voltarem a funcionar.
Já em relação às medidas de segurança que devem ser tomadas, o Sebrae informou que todos os pais, passageiros e colaboradores do transporte devem usar máscaras e fiscalizar o uso adequado da peça. O empreendedor deste segmento além dos cuidados básicos, como: higienizar constantemente o veículo; fornecer álcool em gel para os passageiros ao entrar e ao sair do veículo; utilizar e cobrar a utilização de máscaras; até mesmo controlar/aferir a temperatura dos clientes ao entrar no veículo (evitando transporte de pessoas febris ou que estejam contaminadas com a Covid-19); terá certamente que se adequar e constantemente revisar seu veículo (sua ferramenta de trabalho) a uma nova realidade de convivência com o vírus. As rotinas de limpeza precisam ser redobradas e muito mais atenção deve ser despendida na desinfecção de superfícies e pontos comuns ao toque.
Sobre a higienização do transporte escolar, o Sebrae mencionou que o ideal é que uma limpeza geral com desinfecção seja feita antes e depois de cada turno, pela manhã, tarde e noite. Além de certificar se os procedimentos de limpeza e desinfecção sejam seguidos de maneira consistente e correta, o empresário deve incluir o fornecimento de ventilação adequada quando produtos químicos estiverem em uso.
Também foi indicado que as portas e janelas permaneçam abertas ao limpar o veículo. Ao limpar e desinfetar, os indivíduos devem usar luvas descartáveis compatíveis com os produtos utilizados, bem como qualquer outro EPI necessário, de acordo com as instruções do fabricante do produto. Recomenda-se também o uso de uma bata descartável, se disponível.
“Para superfícies duras e não porosas no interior do veículo, como assentos rígidos, apoios de braços, maçanetas, fivelas de cinto de segurança, controles de luz e ar, portas e janelas e puxadores, limpe com água e sabão se as superfícies estão visivelmente sujas, antes da aplicação de desinfetante (que pode ser solução com água sanitária ou álcool 70%). Já para superfícies eletrônicas tocadas com frequência, como tablets ou telas sensíveis ao toque usadas no veículo, remova a sujeira visível e desinfete seguindo as instruções do fabricante para todos os produtos de limpeza e desinfecção. Se nenhuma orientação do fabricante estiver disponível, considere o uso de toalhetes ou sprays à base de álcool 70%. As luvas e qualquer outro EPI descartável usado para limpar e desinfetar o veículo devem ser removidas e descartadas após a limpeza”, divulgou o Sebrae, em nota.
Além disso, é necessário que seja criado um novo protocolo para o trabalho dos colaboradores. “Primeiro, deixe claro a todos que aqueles que apresentarem sintomas de contaminação pela Covid-19, devem ficar em casa e procurar ajuda médica. Estabeleça o uso de uniformes que devem ser colocados somente quando chegarem ao trabalho. Incentive uma postura mais contida, sem apertos de mãos, abraços ou gestos mais próximos. A pessoa que recebe as crianças/estudantes deve ser orientada a manter uma distância segura dos passageiros, no caso de haver formação de filas”, publicou o Sebrae.
“Tomados todos esses cuidados práticos em relação ao transporte e colaboradores, é a hora de restabelecer a relação de confiança que você tem com o seu cliente. Sim, ele já confia a você a missão de levar uma pessoa de sua família para a escola/faculdade, agora é necessário mostrar para ele que você e sua empresa são capazes de manter as orientações de segurança e que irão contribuir com a saúde da família dele. O fator de decisão emocional será capaz de direcionar o cliente a escolher retornar ao mesmo prestador de serviços de antes da epidemia, ou migrar para empreendedores que além de realizar os procedimentos, evidenciem estes protocolos aos clientes e/ou responsáveis, estabelecendo uma nova relação de consumo, potencializando o respeito pelas normas e atitudes proativas em prol da saúde das partes. Oportunidades surgem diante das dificuldades, cabe ao empreendedor, se atentar a estes detalhes, inovar, e fazer a diferença”, acrescentou o órgão.
Confira, abaixo, as dicas práticas mencionadas pelo Sebrae para o transporte, colaboradores e clientes:
Para o transporte:
--> Siga sempre as informações oficiais. É possível que seja revista a lotação/quantidade de pessoas/estudantes por veículo (van/ônibus escolar), sendo provável que sejam readequadas as distâncias mínimas entre clientes/passageiros.
--> Forneça álcool em gel para os passageiros ao entrar e ao sair do veículo e cobre o uso de máscaras por todos.
--> Verifique a possibilidade de aferir/controlar a temperatura dos passageiros antes do embarque.
--> A limpeza geral com desinfecção do veículo deve ser feita antes e depois de cada turno, pela manhã, tarde e noite.
--> Dê preferência por usar as janelas abertas, com ventilação natural.
Para os colaboradores:
--> Disponha de álcool em gel 70% dentro do veículo para uso de todos.
--> Peça que seus colaboradores coloquem uniforme somente quando chegarem ao local de trabalho.
--> Ofereça luvas e demais equipamentos EPI para que eles realizem a limpeza e desinfecção do veículo.
--> Verifique a possibilidade de instalar uma barreira de vidro ou acrílico entre o motorista e os passageiros.
--> Oriente seus colaboradores para que mantenham um distanciamento seguro de aprox. 1,5m entre as pessoas.
--> Providencie borrifadores com álcool em gel 70 % para serem usados nas solas dos calçados de quem entra no veículo.
Para os clientes:
--> Restabeleça a confiança com o cliente para que ele entenda que sua empresa é capaz de transportar com segurança.
--> O fator de decisão emocional será capaz de direcionar o cliente a escolher retornar ao mesmo prestador de serviços de antes da epidemia, ou migrar para empreendedores que além de realizar os procedimentos possuem consistência nas medidas de segurança.
--> Na hora do pagamento, dê preferência às transferências bancárias. Caso use a maquininha de cartão, ela deve ser envolvida em papel filme e higienizada antes e depois da operação.
--> Use suas redes sociais para mostrar aos clientes como se preparou para enfrentar a pandemia.