Dez passos para tirar nota mil na redação do Enem

Um dos passos é responder perguntas importantes na proposta de intervenção. Saiba quais são

por Juliana Mamede sex, 02/10/2020 - 17:18
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo . Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Integrante importante do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a redação pode ajudar o desempenho do candidato, dependendo da sua nota nesta parte da prova. Para auxiliar os candidatos que vão prestar o Enem a obterem a nota máxima na produção textual, a reportagem do LeiaJá conversou com especialistas no assunto, que listaram dez passos para alcançar a nota mil no processo seletivo.

A professora de redação Josicleide Guilhermino elencou cinco passos que, em sua perspectiva, são essenciais para tirar a nota máxima na redação da prova, entre elas, a norma culta da língua portuguesa e a argumentação. Confira:

1 - Atente-se à norma culta da língua portuguesa (acentuação/pontuação correta, colocação dos verbos, ortografia e afins);

2 - Certifique-se de identificar todas as palavras-chave presentes na temática, evitando assim o tangenciamento ou a fuga ao tema;

3 - Argumente: saia do lugar comum, evite clichês e frases de efeito prontas. Mostre que você sabe sobre o que está falando; 

4 - Explore adequadamente o uso dos conectivos para ligar as ideias dentro do parágrafo e de um parágrafo para outro;

5 - Apresente proposta de intervenção completa, sem generalizações, que responda as perguntas: quem? (agente); o que? (proposta); como? (detalhamento); para? (objetivo).

A docente de redação Tatyanna Manhães também listou cinco dicas que, a seu ver, são importantes para alcançar a nota mil na redação. Atenção ao tema proposto, escolha de uma tese e o detalhamento da proposta de intervenção – corroborando o que já foi dito por Josicleide – são algumas delas.

6 - Atenção ao tema. Muitos alunos ignoram essa parte. É importante que atente, principalmente ao sujeito para não fugir dele.

7 - Escolha uma tese. Ela precisa estar bem definida e ser algo que você saiba defender.

8 - Escolha dois argumentos diferentes para sustentar sua tese. É importante saber defendê-los.

9 - Tenha um bom repertório sócio-cultural. A leitura e a conexão com outras áreas do conhecimento são fundamentais.

10 - Lembre-se da proposta de intervenção. É preciso que seja detalhada.

A prova impressa do Enem será realizada nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Já a prova digital ocorrerá em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

COMENTÁRIOS dos leitores