No Recife, Vigilância Sanitária fiscaliza escolas privadas

Objetivo é analisar se as escolas estão cumprindo os protocolos para o retorno às aulas. A retomada, porém, segue suspensa pela Justiça

por Nathan Santos qua, 07/10/2020 - 18:58
Ikamahã/Sesau PCR Segundo a Visa, maioria das escolas está cumprindo protocolos Ikamahã/Sesau PCR

Nesta semana, teve início o processo de fiscalização em escolas privadas de nível médio, cuja intenção é averiguar se os estabelecimentos de ensino estão seguindo os protocolos para o retorno das aulas presenciais, diante da pandemia do novo coronavírus. O trabalho é desenvolvido pela Vigilância Sanitária (Visa) do Recife.

O retorno às aulas foi suspenso por decisão judicial, mas, segundo a Visa, equipes dos oito Distritos Sanitários do Recife estão realizando as inspeções. Até então, 30 unidades de ensino foram fiscalizadas; de acordo com a Visa, a maioria está respeitando as normas de combate à Covid-19.

Das 30 instituições, apenas três foram notificadas para realizar adequações. Uma delas é aumentar a distância entre as cadeiras do refeitório. “Durante a inspeção, a Vigilância Sanitária Municipal observa se os protocolos de higiene, distanciamento, vigilância epidemiológica, comunicação e controle estão sendo cumpridos. Os fiscais conferem, por exemplo, se há equipamentos e materiais para higienização das mãos, demarcação da distância entre as bancas e cadeiras nas salas de aula e nos refeitórios, além de disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e álcool em gel para os funcionários”, detalhou a Visa.

A gerente da Vigilância Sanitária do Recife, Daniele Feitosa, garante que as escolas que descumprirem as normas poderão ser punidas. "A instituição que não cumprir os protocolos será notificada para que se adapte às medidas. Caso o colégio não tenha adotado nenhuma providência, a atividade na escola será suspensa até que ela se adeque aos protocolos”, prometeu a gerente, conforme informações da assessoria de imprensa.

Alguns contatos estão disponíveis para que, quem notar irregularidade em escolas privadas da capital pernambucana, possa fazer denúncias. Para solicitar fiscalização, estão disponíveis o telefone (81) 3355-1878 e a Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS): 0800-281-1520; o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Outro canal disponível sem pausa é o site da Prefeitura do Recife.

COMENTÁRIOS dos leitores