PE: rede estadual não reprovará estudantes em 2020

Medida será por conta do ciclo 2020/2021, em que os estudantes completarão o ano letivo em um biênio

por Camilla de Assis seg, 14/12/2020 - 11:21
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo Sistema adotado pela Secretaria será de progressão automática Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo

O secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amâncio, anunciou, nesta segunda-feira (14), que a rede estadual de ensino não reprovará os estudantes em 2020. Isso porque a Secretaria de Educação do Estado adotou o que chamou de ciclo 2020/2021, onde os alunos completarão o ano letivo em um biênio.

O sistema adotado pela Secretaria será o de progressão automática. Neste caso, os estudantes que acompanharam as atividades, mesmo na medida das particularidades de cada um, serão automaticamente aprovados para a série seguinte, mas com a promessa de que estudarão os assuntos tanto daquele ano quanto do ano anterior.

Ou seja, por exemplo, um aluno que atualmente se encontra no 1º ano do ensino médio progredirá para o 2º ano, mas, durante 2021, terá acesso aos conteúdos das duas séries. De acordo com Fred Amâncio, o processo de reprovação por avaliação só será pensado no final de 2021. "Só será reprovado [em 2020] aquele estudante que efetivamente desde janeiro tenha desistido", disse o secretário.

Calendário letivo

Neste ano, as aulas serão realizadas até o dia 30 de dezembro. Em 3 de fevereiro, as atividades serão retomadas para os professores e demais componentes da equipe pedagógica. As aulas serão reiniciadas no dia seguinte, em 4 de fevereiro. "Não estamos chamando de início das aulas, estamos falando de retomada porque é um ciclo único", disse Amancio, durante coletiva de imprensa.

O recesso escolar no meio do ano será entre os dias 3 e 18 de julho. O encerramento das atividades do ciclo 2020/2021 se dará no dia 29 de dezembro do ano que vem. "Vamos trabalhar muito ao longo do ano, com toda nossa equipe das escolas, com o apoio dos nossos professores, para ajudar os nossos estudantes a não apenas avançar na aprendizagem, mas reforçar as aprendizagens que não conseguiram alcançar em 2020", garantiu o secretrário.

Reforço no Ensino Médio

Para os estudantes que estão finalizando o ensino médio, Amâncio garantiu que os alunos terão a possibilidade de, neste ano tão difícil, conferir mais conteúdos de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os alunos, que já contam com o programa PE no Enem, poderão assistir aulas especiais para a prova. 

O projeto Educa PE da Secretaria de Educação irá garantir, de acordo com o secretário, um ciclo de aulas especiais antes dos dias do Exame. Entre 28 de dezembro de 2020 e 5 de janeiro de 2021, as transmissão serão realizadas com foco no Enem por meio do canal no YouTube e da plataforma do Educa PE, na internet.

LeiaJá também

--> Escolas estaduais: Pernambuco define datas de matrículas

COMENTÁRIOS dos leitores