Cresce nº de contratações de jovens negros, diz pesquisa
Segundo levantamento, o quantitativo de contratações desses jovens aumentou em 118%
O Grupo Cia de Talentos, empresa de seleções e desenvolvimento de jovens para o mercado de trabalho, publicou, nesta segunda-feira (28), um estudo em relação ao número de contratações de jovens negros e negras para os programas de estágio, trainees e média gestão. Segundo o levantamento, o quantitativo de contratações desses jovens aumentou em 118% entre janeiro e dezembro de 2020 comparado ao mesmo período de 2019.
Para Sofia Esteves, fundadora do Grupo Cia de Talentos, os percentuais de contratação superaram 40% do total de contratados. Se continuar crescendo, ela afirma que até 2025 veremos uma realidade muito mais diversa nos cargos de liderança das organizações.
“Temos que comemorar, mas com a consciência que ainda estamos muito distantes dessas práticas estarem consolidadas em todo o mercado de trabalho e ainda há um longo caminho a percorrer para realmente sermos um país inclusivo e nos redimirmos de uma realidade vergonhosa”, diz, em nota.
Ao entrevistar 123.579 mil estudantes e profissionais brasileiros, o estudo ainda revelou que 46% dos universitários e recém formados, 54% dos profissionais de média gestão e 47% da alta liderança afirmaram que a empresa em que atuam não tem um ambiente inclusivo.