Rede estadual de ensino encerra matrículas nesta quarta

Mais de 66 mil vagas são oferecidas para alunos novatos

por Maya Santos ter, 29/12/2020 - 15:07
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo . Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo

Termina, nesta quarta-feira (30), o prazo para as matrículas de estudantes novatos dos ensinos médio e fundamental da rede estadual de ensino em Pernambuco. O cadastro para uma das 161.636 vagas, oferecidas a jovens e adultos, deve ser feito pelo site Matrícula Rápida.

Segundo a Secretária de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE-PE), após as inscrições no site, de 4 a 15 de janeiro, os responsáveis pelo cadastrado deverão efetivar a matrícula do estudante presencialmente na escola, inclusive com a entrega da documentação prevista no Manual para Cadastro Escolar. Vale lembrar que as vagas não confirmadas retornarão para o sistema de cadastro e poderão ser preenchidas de 18 a 22 de janeiro. Com isso, a efetivação das matrículas referentes a esse período deverá ocorrer presencialmente nas escolas de 25 a 29 de janeiro. Segundo o cronograma, as aulas terão início no dia 4 de fevereiro de 2021. 

Cadastro

As informações do cadastro deverão ser preenchidas até o final, pelos pais ou responsáveis, ou mesmo pelo próprio estudante, quando maior de 18 anos. São solicitados dados como nome completo, data de nascimento, escola de origem, escola que pretende estudar com série e turno, nome do responsável com endereço e telefone para contato, além de RG e CPF. Esses dois últimos, para esta etapa, apesar de necessários, não são obrigatórios, no entanto, deverão ser apresentados na efetivação da vaga.

Ao final do processo, será gerado um protocolo que confirmará a realização da matrícula; a informação deve ser anotada ou impressa. Posteriormente, com este número de protocolo, o estudante se dirigirá à escola que se matriculou para entregar os documentos necessários e confirmar a matrícula.

Efetivação da matrícula

Após a matrícula on-line, a vaga deverá ser efetivada entre de 4 a 15 de janeiro, presencialmente na escola escolhida. Para a confirmação, é necessário apresentar o número do protocolo da inscrição do Cadastro 2021, cópia da certidão de nascimento, original do histórico escolar ou declaração original da última escola em que estudou, comprovante de residência com CEP, cópia da carteira de vacinação, comprovante de tipo sanguíneo e fator RH, além de foto 3x4 recente.

Por meio de nota, a SEE-PE também informou que as escolas dos municípios jurisdicionados à Gerência Regional de Educação Agreste Centro Norte, em Caruaru, foram selecionadas para integrar um projeto piloto de matrícula totalmente informatizado e mediante utilização de novas tecnologias, e contará com um processo de cadastro diferente dos demais municípios do Estado através do site www.minhamatricula.pe.gov.br. “A ideia é oferecer um ambiente totalmente digital que otimize o processo de escolha das unidades de ensino, oferecendo perfis com as informações mais importantes das escolas a fim de que o estudante e sua família possam tomar a melhor decisão com base nos dados apresentados”, diz trecho da nota à imprensa.

Do total de vagas oferecidas, 95.590 já foram preenchidas por crianças e jovens que estudaram nas escolas das redes municipais, em processo ocorrido no segundo semestre deste ano. Sendo assim, há 66.046 vagas distribuídas da seguinte forma: 9.264 vagas para a cidade do Recife, e 12.533 nos demais municípios da Região Metropolitana e mais 46.429 no interior do Estado, contemplando Zona da Mata, Agreste e Sertão. Além dessa distribuição, há 24.294 para os anos finais do ensino fundamental (que vai do sexto ao nono ano) e 41.752 para o ensino médio, incluindo disponibilidade de vagas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Já para as Escolas em Tempo Integral, foram disponibilizadas 12.925 vagas, com 3.259 delas destinadas às unidades escolares no Recife e Região Metropolitana, e 9.666 no interior.

COMENTÁRIOS dos leitores