Residência: seleção elabora protocolo de segurança
Dentre as recomendações estão o uso da máscara de proteção e higienização das mãos com álcool em gel 70%
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba, elaborou um protocolo de prevenção à pandemia do coronavírus, destinado aos candidatos dos Programas de Residência em Saúde. Ao total, são 773 candidatos inscritos para realização da prova objetiva no próximo domingo (10).
As avaliações serão por meio do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-RH), voltadas para profissionais graduados nas áreas de medicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, odontologia, psicologia e serviço social. Os detalhes dos programas de residência podem ser consultados pelos editais disponibilizados neste link.
Segundo a diretora do Cefor-RH, Vanessa Cintra, haverá dois turnos de aplicação das provas, com finalidade de evitar aglomeração. Além disso, “os portões terão controle de entrada - de 15 em 15 pessoas -, aferição de temperatura e disposição de álcool nas mãos e não será permitido o ingresso do candidato ao local de prova sem o uso de máscara”, informou a diretora, segundo nota à imprensa.
Ainda de acordo com os organizadores, no momento de identificação do participante, será necessária a retirada da máscara de proteção à Covid-19. O item deve ser retirado pelo candidato sem tocar em sua parte frontal. Em seguida, o concorrente deverá fazer a higienização das mãos com álcool em gel 70% próprio ou fornecido pelo fiscal de sala, antes de entrar na sala de provas. Os candidatos devem respeitar o distanciamento social seguro, de um metro e meio, em todo tempo.
Vale salientar que os candidatos que apresentarem temperatura corporal elevada, ou seja, maior que 37.5º graus ou sintomas gripais, serão avaliados pela comissão de saúde do processo seletivo. Esses participantes poderão ser encaminhados para um ambiente específico, com casos semelhantes. “Caso o candidato apresente tais sintomas e se recuse a passar por esse processo de avaliação, será automaticamente eliminado”, afirmou a diretora do Cefor-RH, Vanessa Cintra. Confira o protocolo de cuidados completo.