ABP comemora tema da redação do Enem 2020

Tema 'O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira' foi celebrado pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)

por Ruan Reis seg, 18/01/2021 - 20:08

Candidatos que realizaram o primeiro dia da versão impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, nesse domingo (17), tiveram que resolver, além das 90 questões de Ciências Humanas e Linguagens, a problemática abordada no tema da redação que agradou não somente aos vestibulandos, como também os professores e especialistas no assunto. Com a temática “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”, o Enem fomentou discussões bastante pertinentes nos dias atuais, principalmente neste período pandêmico.

Por conta disso, o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Antônio Geraldo da Silva, comemorou, por meio de nota, a escolha do tema. “É com imensa alegria que a ABP celebra o tema escolhido pelo Ministério da Educação. Essa é uma vitória de todos que defendem a causa da saúde mental. Há mais de 10 anos, a ABP difunde a mensagem de que o estigma com a doença mental existe e não somente afeta os pacientes e suas famílias, mas também os médicos psiquiatras, psicólogos e todos os profissionais que trabalham na área”, comentou.

O presidente reforçou que os estigmas criados em cima de pacientes com essa patologia precisam ser desconstruídos. “Embora estejamos em 2021, ainda precisamos afirmar que o paciente psiquiátrico, desde que tratado corretamente, não é perigoso. Ainda é necessário dizer que depressão não é falta de religião, que os transtornos ansiosos não são ‘frescura’, defendendo o tratamento multidisciplinar como fundamental para devolver a qualidade de vida dos pacientes”, explica.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de um bilhão de pessoas no mundo padecem com doenças mentais. O Brasil ocupa o primeiro lugar em número de casos de transtornos ansiosos, com 9,3% da população acometida, o equivalente a 18,6 milhões de pessoas, e o segundo em casos de depressão, com 5,8% - 12 milhões de habitantes. “Nunca nos calamos e, hoje, a nossa voz fez eco pelo Brasil inteiro: Diga não à Psicofobia. O preconceito dói, o estigma marca e ambos tiram o direito a uma vida plena da pessoa que padece com doença mental. Por isso, só temos a comemorar, pois ganhamos um reforço de 6 milhões de pessoas que pensaram e escreveram sobre a nossa causa. Além de agradecer, desejamos que esse seja apenas o começo. Que possamos fazer muito mais, juntos, como uma sociedade determinada a apagar da história o estigma com as doenças mentais para que busquemos apenas a saúde”, finalizou.

O segundo dia da versão impressa do Enem será aplicado no domingo (24). Já a versão digital do Exame será nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Na segunda parte da prova, os feras resolverão 90 questões de Ciências da Natureza e matemática.

COMENTÁRIOS dos leitores