Encceja 2020: inscrições terminam na sexta-feira (22)
A prova é destinada para jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada e buscam a certificação do ensino fundamental ou do ensino médio
Terminam, nesta sexta-feira (22), as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020. A prova é destinada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada e buscam a certificação do ensino fundamental ou do ensino médio. Os interessados devem se inscrever através do site do programa.
Também encerra, nesta sexta-feira, o prazo para solicitar o atendimento especializado e o tratamento pelo nome social. Para obter o atendimento especializado, os candidatos precisam informar, no ato da inscrição, as condições que motivam as solicitações. Já os participantes que desejam ser tratados pelo nome social, devem apresentar os documentos exigidos no edital após a realização da inscrição.
Para participar do Encceja, os candidatos precisam ter, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos para o ensino médio. A participação é voluntária, no entanto, só será gratuita para quem não faltou à última edição ou teve a justificativa aprovada. Pessoas que não justificaram a ausência ou tiveram a justificativa reprovada deverão custear uma taxa no valor de R$ 40 até o dia 27 de janeiro.
O Encceja 2020será aplicado no dia 25 de abril e contará com quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões, mais uma redação. Para a certificação do ensino fundamental, os participantes serão avaliados pelas seguintes disciplinas: ciências naturais; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física; redação; história e geografia.
Já para o ensino médio, as áreas avaliadas serão: Ciências da Natureza; matemática; Linguagens; redação; e Ciências Humanas. A nota mínima exigida é de 100 pontos nas provas objetivas e de 5 pontos na redação. Confirma mais detalhes através do edital disponível no site do Encceja.