Fies 2021.1 abre inscrições nesta terça (26)
Serão disponibilizadas 40 mil vagas na primeira edição do ano
Nesta terça-feira (26), serão abertas as inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa governamental para financiamento de cursos de graduação em instituições de ensino privadas.
O Fies 2021 terá 93 mil vagas, sendo 40 mil neste primeiro semestre e 53 mil na segunda metade do ano. O prazo vai até a próxima sexta-feira (29) e os interessados devem se inscrever no site do Fies, onde já é possível consultar as vagas disponíveis.
Para concorrer às vagas, o candidato precisa obter média aritmética das notas nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.
Há mais vagas no segundo semestre que no primeiro, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), devido ao fato da primeira edição do Fies 2021 exigir notas do Enem a partir da edição de 2010 até a de 2019. Isso porque o cronograma do programa de financiamento é curto e estará se encerrando antes do resultado do Enem 2020 ser divulgado. No segundo semestre, já com os resultados do Enem mais recente divulgados, suas notas poderão ser utilizadas junto a de edições anteriores (desde 2010).
O resultado do processo seletivo será divulgado em chamada única, no dia 2 de fevereiro. O período para complementação da inscrição dos candidatos pré-selecionados será de 3 a 5 de fevereiro. Candidatos não pré-selecionados na chamada única podem ficar na lista de espera, aguardando uma possível convocação de 3 de fevereiro até o dia 18 de março.
LeiaJá também
--> MEC anuncia regras para o Fies do segundo semestre de 2021