Conheça a área de arquitetura e urbanismo
Média salarial varia de seis a oito salários mínimos
O arquiteto e urbanista é um profissional multidisciplinar que atua em diversos segmentos no mercado profissional, além de áreas já bem conhecidas. O coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade UNINASSAU Caruaru e arquiteto, Rogério Nascimento, destaca alguns dos ramos que a arquitetura tem como mercado profissional, como exemplo: Arquiteto de Patrimônio, Paisagista, Arquiteto Urbanista, de Interiores e de Edificações.
E a área vem crescendo cada vez mais. Segundo dados do novo Índice de Confiança da Construção (ICST), produzido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, essa boa perspectiva de posicionamento profissional chegou a subir mais de seis pontos ano passado, assinalando uma terceira alta consecutiva do indicador no país. “Para este ano de 2021, a área da construção civil e o setor imobiliário possui prospecções de grande valorização segundo especialistas do setor imobiliário, o aquecimento dessa área é positiva para a valorização do profissional de arquitetura e urbanismo”, explica Nascimento.
E a média salarial? Nascimento traz que de acordo com a Lei 4.950-A/66, que regulamenta a remuneração dos profissionais, a média salarial é de 6 a 8,5 salários-mínimos, a depender da jornada de horas de trabalho. Algumas das outras atividades que podem ser exercidas por um profissional de Arquitetura e Urbanismo são:
- Arquitetura de interiores: organizar o espaço interno, definindo os materiais de acabamento e a distribuição de móveis, considerando a acústica, a ventilação, a iluminação e a estética;
- Arquitetura industrial: planejar projetos para instalação de indústrias, respeitando as normas e os padrões de técnicos e de segurança exigidos de acordo com a área de atuação do cliente;
- Paisagismo e ambiente: desenvolver espaços abertos, como jardins, parques e praças, combinando plantas, pedras, madeiras, calçamento e iluminação;
- Edificação e construção: projetar, acompanhar e coordenar obras, definindo materiais e controlando prazos e custos;
- Luminotécnica: fazer o projeto de iluminação de grandes e pequenos espaços. Realizar a iluminação de eventos;
- Restauro de edifícios: recuperar casas e prédios antigos ou deteriorados, mantendo as características originais;
- Urbanismo: planejar uma região, cidade ou bairro, elaborando o plano diretor e o zoneamento que vão direcionar o crescimento.
Curso de Arquitetura e Urbanismo
A graduação forma profissionais aptos a conceber os espaços físicos da paisagem urbana, das edificações e dos objetos, modelos e detalhamentos. Segundo Rogério Nascimento, o estudante de arquitetura e urbanismo será preparado/habilitado a desenvolver técnica de desenho e pensar criativamente sobre todos os processos de criação. “Pensar na cidade sustentável é também um dos grandes requisitos que os arquitetos e urbanistas devem analisar, dentro desta perspectiva o posicionamento profissional é capaz de mudar a forma do crescimento da cidade”, detalha Nascimento.
O curso é uma das graduações ofertadas pela Faculdade UNINASSAU Caruaru. Os interessados podem fazer a inscrição para o Vestibular gratuito e on-line através do link sereduc.com/120GEF.
Da assessoria