No 2º dia do Enem, comerciantes estão pessimistas

Trabalhadores alegam fraco movimento desde o início da pandemia

por Camilla de Assis dom, 07/02/2021 - 10:50
Júlio Gomes/LeiaJáImagens Comerciantes reclamam do pouco movimento no segundo dia do Enem Digital. Júlio Gomes/LeiaJáImagens

Os comerciantes localizados na Rua do Lazer, no bairro da Boa Vista, área central do Recife, nas proximidades da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), um dos pontos de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) Digital, estão pessimistas com as vendas neste domingo (7). De acordo com os trabalhadores, os estabelecimentos só foram abertos na tentativa de garantirem o mínimo de renda.

Segundo a comerciante Alexandra Maria, o último domingo (31) de aplicação do Enem Digital foi bom porque também houve um concurso na mesma instituição. "Só foi bom por conta do concurso. Hoje, a gente veio se aventurar e o que entrar é lucro", disse.

O também comerciante Jedson Barbosa garante que a movimentação deste domingo na Rua do Lazer não é de estudantes. "Quem está fazendo o movimento aqui são os repórteres", brinca. "A gente já sabia que seria fraco", confessa. 

"A expectativa é nenhuma. A gente tem que tentar", disse a comerciante Jéssica Félix. De acordo com a profissional, as vendas devem ser feitas mais para os ficais de provas do Enem Digital. "Hoje, a única coisa que eu vendi foi para o fiscal", completou.

Neste domingo, os estudantes farão 90 questões das provas de Ciências da Natureza e Matemática. No domingo passado, 31, os participantes responderam a Ciências Humanas, Linguagens e redação. 

Projeto piloto desenvolvido pelo Inep, o Enem Digital registrou mais de 96 mil inscritos. Segundo a organização da prova, 93.217 inscritos deverão participar do Exame em 104 cidades, uma vez que 2.896 candidatos do Amazonas não farão o modelo digital, em virtude dos aumentos nos casos do novo coronavírus no Estado. Os amazonenses serão direcionados à reaplicação do Enem impresso, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

COMENTÁRIOS dos leitores