Poucos textos: veja como física caiu no Enem Digital
Segundo professor, prova teve questões 'mais diretas' e 'objetivas'
Física foi uma das matérias cobradas neste domingo (7), segundo dia da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao analisarem o corpo da prova, professores aprovaram a distribuição de conteúdos, bem como identificaram que, na comparação com o Enem impresso, o modelo digital apresentou quesitos mais objetivos.
Para Isaac Soares, professor de física, o Enem Digital manteve o mesmo objetivo do Exame tradicional, que é associar assuntos da disciplina com o cotidiano dos estudantes. Entretanto, a prova digital, para Soares, foi mais objetiva em suas questões.
“O Enem Digital manteve o nível da prova e trouxe temas bem relevantes do nosso cotidiano. Questões que já aparecem muito, como associação de resistores. Pude perceber questões mais diretas, como uma de ecolocalização, que os morcegos e golfinhos utilizam”, comentou o professor.
Também docente da matéria de física, Gustavo Bruno aprovou a construção da prova e reiterou a ideia de um Enem mais objetivo em seus quesitos. “Foi notada uma boa distribuição dos conteúdos, com questões sobre circuito elétrico, fenômenos ondulatórios, calorimetria, além de questões de forças em trajetórias curvas. Uma prova bem mais objetiva que a impressa, questões com poucos textos e mais diretas. No geral, foi uma prova tranquila”, finalizou.
Além de física, os candidatos enfrentaram, neste domingo, quesitos de biologia, química e matemática. No dia 31 de janeiro, primeira etapa do Enem Digital, foram cobradas disciplinas das áreas de Ciências Humanas e Linguagens, além da redação. O resultado do Exame está previsto para 29 de março.
LeiaJá também