Enem 2021: como começar a estudar português?
Linguística é um dos assuntos que devem ser estudados pelos feras, segundo professor
Alguns estudantes já começaram a traçar planos de estudos para a edição de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para isso, é necessário saber como começar a estudar as disciplinas que caem na prova. A seguir, confira como dar início aos estudos da disciplina de português, com dicas do professor Felipe Rodrigues.
O docente acredita que os estudos devem ser direcionados. “Nesse começo do ano, o aluno tem tempo para pegar os conteúdos e aliar aos exercícios. Então ele pega um conteúdo específico, vê, estuda, se dedica e depois pratica. Quando chega lá para o fim do ano, a gente fecha esses conteúdos e dá foco na produção de exercícios, na produção de respostas", explica o docente.
Felipe fala, também, sobre os assuntos a serem estudados. “Ele não deve fugir de linguística. Linguística, tipologia, gêneros, variações. Esse é o básico e são os primeiros passos. E ele não deve fugir da gramática. Gramática, morfologia e sintaxe. Essas duas questões estão sendo elencadas no Enem, principalmente com uso de coesão e coerência. Então, o estudante não deve se distanciar dessa parte morfológica, a gente chama de morfossintaxe, e ele não deve se distanciar também da parte de linguística, tipologias, estudo de gêneros, que são interessantes. Dentro de morfologia, acho que ele deve dar aquele foco rápido em revisar radical, revisar processo e formação de palavras, revisar classes de palavras, aí dentro dessas classes deve dar um ponderamento a algumas especificidades, como o uso do artigo, a importância de uma colocação pronominal, preposições, pronomes oblíquos, enfim, essas questões que são pontuáveis", detalha o professor.
O docente continua: "E aí depois ele corre para sintaxe para estudar as orações, os períodos compostos, a regência e a concordância; tudo isso pode ser trabalhado dentro da produção textual. A redação vai pedir que esses conteúdos sejam aplicados com efervescência, que sejam aplicados com precisão nessa produção textual. E aí no meio desses dois morfossintaxe de linguística, ele não pode fugir da interpretação textual”, finaliza.
LeiaJá também
--> Matemática: por onde começar a estudar para o Enem 2021?