Redação: professor aponta motivos para queda de notas mil

O Enem 2020 obteve apenas 28 redações nota mil, quase a metade em relação à edição 2019

por Ruan Reis seg, 29/03/2021 - 22:41
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo . Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 obteve, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apenas 28 redações nota mil. O número é menor em relação à edição anterior, em que 53 estudantes alcançaram a nota máxima na disciplina.

Segundo a avaliação do professor de português e redação Diogo Xavier, dois fatores influenciaram essa queda. “Um deles é que de fato o número de participantes fazendo a prova caiu porque houve uma taxa de abstenção muito alta. Outro fator que repercute, principalmente no da nota 1000, é que foi um ano mais complicado para o preparo dos alunos. Muitos candidatos não conseguiram dar o seu melhor na prova e nem na rotina de estudos ao longo do ano”, explicou.

O Inep informou que o índice de abstenção no primeiro dia do Enem 2020 foi de 51,5%, representando mais de 2,7 milhões de faltosos, e no segundo dia, 55,3%. Já na edição 2019, o quantitativo de abstenção no primeiro dia foid e apenas 23,6%, e no segundo, 27,19%.

“Esse número muito grande de alunos que deixaram de fazer, fez com que esse número de redações nota 1000 caísse. Inclusive, o número de candidatos que zeraram a redação também caiu em relação ao ano passado. Ou seja, os dois caíram de maneira proporcional”, esclarece o docente. O Enem 2020 teve mais de 87 mil candidatos que zeraram a redação, contra mais de 143 mil da edição anterior.

O baixo número de redações nota mil também esteve ligado, segundo Diogo Xavier, à falta de estrutura, a poucas aulas satisfatórias e a dificuldade em se adaptar a esse período de estudo remoto. “São fatores que certamente influenciaram bastante a redução da quantidade de alunos que efetivamente fizeram a prova e as dificuldades neste período pandêmico que prejudicaram o preparo dos alunos”, conclui.

LeiaJá também

--> Enem: Por onde começar para ter uma nota 1000 na redação?

--> Tirou nota baixa no Enem 2020? Saiba o que fazer

--> Saiba onde e como utilizar as notas do Enem 2020

COMENTÁRIOS dos leitores