Inscrições: MEC pede 'tranquilidade' a candidatos do Sisu

Ministério teme risco de 'eventuais sobrecargas no sistema do Sisu e no portal de serviços do governo federal'

por Nathan Santos seg, 05/04/2021 - 16:03
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Inscrições para o Sisu começam nesta terça-feira (6) Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

Marcada por problemas técnicos, a divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no dia 29 de março, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), tirou a tranquilidade de estudantes e professores. Candidatos passaram horas sem saber quais notas tiraram na prova, devido às falhas apresentadas na Página do Participante. Nesta terça-feira (6), mais uma plataforma do governo federal receberá um número robusto de acessos, já que serão iniciadas as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), principal processo seletivo do País que permite o ingresso em universidades públicas.

O Ministério da Educação (MEC), em release divulgado à imprensa nesta segunda-feira (5), deu sinais de que teme problemas no site de inscrições do Sisu. Mais de 2 milhões de estudantes fizeram a prova do Enem - cujas notas serão usadas no Sisu – e devem acessar a plataforma a partir de amanhã.

A pasta compartilhou uma mensagem aos estudantes: “O Ministério da Educação orienta que os interessados nas vagas ofertadas para as instituições públicas de educação superior tenham tranquilidade para acessar o sistema durante todo o período de inscrição. Com isso, o MEC busca evitar o risco de eventuais sobrecargas no sistema do Sisu e no portal de serviços do governo federal, que está integrado ao sistema de inscrição”.

As candidaturas ao Sistema de Seleção Unificadas poderão ser feitas até 9 de abril, horário de Brasília, sem cobrança de taxa de participação. Segundo o MEC, o resultado com os nomes dos aprovados deverá ser publicado no dia 13 deste mês.

“Para participar do Sisu será exigido do candidato que ele tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2020, cujo resultado foi divulgado no último dia 29, obtido nota superior a zero na prova de redação, e não tenha participado do Enem na condição de treineiro. Para se inscrever o candidato deve utilizar o mesmo login cadastrado no portal de serviços do governo federal (acesso.gov.br), da mesma forma que fez para acessar o resultado do Enem 2020. Por isso, o candidato deve se preparar com antecedência para não ter problemas no ato da inscrição do Sisu, quando é exigida a senha do cadastro no portal de serviços do governo federal. Quem precisar recuperar esses dados já deve providenciá-los”, destacou o Ministério da Educação.

Mais de 209 mil vagas são ofertadas em universidades públicas e institutos federais. Para mais informações, acesse a página do Sisu 2021.

COMENTÁRIOS dos leitores