Como manter a calma antes do resultado do Sisu?

Psicólogo traz dicas para os candidatos. Lista de aprovados está prevista para esta sexta-feira (16)

por Rachel Andrade qui, 15/04/2021 - 15:11
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo Pensamento e energias positivas podem ajudar os estudantes Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo

Esperar pode ser muito desafiador. Geralmente, o ato de aguardar pode causar inquietação, estresse e ansiedade. É o que tem acontecido com alguns estudantes que esperam pelo resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), previsto para ser divulgado nesta sexta-feira (16). Por meio do Sisu, brasileiros podem realizar o sonho de ingressar nas universidades públicas.

O psicólogo Dino Rangel também é professor de geografia e acompanha, de perto, a rotina dos estudantes. Para ajudá-los a conter a ansiedade pré-listão do Sisu, Rangel separou algumas orientações. “Primeiro é importante que os estudantes tenham a consciência de que fizeram a prova e que para tudo há um tempo. E para contribuir com essa espera, é importante fazer principalmente coisas que gostem. A pandemia da Covid-19 acabou impedindo muita gente de fazer muita coisa, ou usaram a pandemia como desculpa pra não fazer as coisas que queriam fazer", explica o psicólogo.

"Uma atividade física, com cuidado, claro, cantar, cozinhar, assistir um filme, para que se possa liberar alguns hormônios, podem ajudar a trazer a calma. Serotonina, dopamina, ocitocina e adrenalina dão ao mesmo tempo relaxamento e motivação às pessoas”, acrescenta.

Rangel ainda ressalta que é importante refletir sobre o que os alunos fizeram, assim como é necessário ocupar a mente com outras demandas além do Sisu. "O que eles tinham que fazer, fizeram. Se estudaram, ou não, da melhor maneira possível, mas fizeram a prova. Então, eles têm que fazer o que gostam, isso é muito importante, ajuda a pessoa a aliviar. Conversar, dialogar, tentar focalizar em algo que ela possa fazer aqui, agora, para não ficar tão angustiada quanto a isso”, ele alerta.

Além da espera pelo resultado, é importante que os estudantes saibam lidar com a frustração de uma possível não classificação. O psicólogo recomenda que os candidatos vejam como uma oportunidade de aprofundar os estudos. “Quando você sabe que se dedicou ao máximo, estudou, o mais importante é [o estudante] ter a consciência de que aquilo que ele estudou não foi em vão, pelo contrário, já vai dar uma base para que ele possa estudar melhor neste ano com mais calma, mais tranquilidade”, finaliza Rangel.

O Ministério da Educação (MEC) ainda não confirmou o horário de divulgação do resultado. Os participantes fizeram a prova da edição 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma das exigência do Sisu, assim como eles não podem ter zerado a redação. Mais de 206 mil vagas são oferecidas em universidades e institutos federais.

COMENTÁRIOS dos leitores