Inep denuncia tentativa de golpe com o nome do Instituto

Professores foram alvos dos suspeitos

por Ruan Reis qui, 15/04/2021 - 19:57
Pixabay Tentativas de fraudes aconteceram por ligações Pixabay

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) revelou, nesta quinta-feira (15), que professores identificaram uma tentativa de golpe usando o nome da autarquia. De acordo com o órgão, os criminosos ligavam para professores substitutos, ainda não convocados pelas secretarias de educação, e ofereciam cursos virtuais e presenciais para que eles pudessem “atualizar” os conteúdos para as aulas.

Ao final da ligação, segundo as denúncias ouvidas pelo Inep, os fraudulentos ainda enviavam boletos de cobrança. Em um dos casos denunciados, os criminosos informaram à possível vítima sua classificação no último concurso.

O Inep reforça que não entra em contato com nenhum profissional da educação, por meio de ligação telefônica, para oferecer cursos e solicitar dados pessoais, como também não envia boletos de cobrança. Com base nas reclamações, o órgão orienta aos profissionais da educação que denunciem essas ligações fraudulentas às autoridades locais e comunique ao Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) da região.

COMENTÁRIOS dos leitores