Evento reúne profissionais e estudantes de Educação Física

Mudanças metodológicas ocasionadas pela pandemia e novos rumos da profissão estarão em debate em jornada acadêmica

qua, 26/05/2021 - 09:29

Com a pandemia da covid-19, muitas áreas precisaram se adaptar ao chamado novo normal. Com os profissionais de Educação Física não foi diferente, eles que promovem a saúde das pessoas por meio de acompanhamento e orientação de práticas de esportes ou exercícios físicos em ambientes reservados ou ao ar livre.

Para debater a temática, a I Semana Paraense de Atividade Física e Saúde, que ocorre entre 26 e 28 de maio de 2021, na Faculdade UNINASSAU, em Belém, tem como principal objetivo capacitar alunos e professores, por meio de palestras, mesas-redondas, bem como oportunizar possibilidades de aprendizado e integrar ainda mais o aluno com a universidade.

Segundo o professor e coordenador do evento, Márcio Cerveira, a jornada é voltada aos discentes internos e alunos das outras Instituições de Ensino Superior (IES) da região metropolitana de Belém. "Assim como a docentes internos e externos que buscam se capacitar e melhorar seu networking na área de saúde e bem estar", disse Márcio Cerveira.

O professor informa que a jornada será presencial, seguindo todos os protocolos sanitários. Segundo o professor, em menos de 36 horas as inscrições estavam esgotadas. O evento contará com mais de 400 participantes, entre alunos e professores inscritos.

Para o professor universitário Marco Antônio Rabelo da Silva, que participará do evento como palestrante, as expectativas são positivas. "Acredito que este encontro será enriquecedor, pois a pandemia fez com que houvesse uma grande transformação nos nossos métodos de intervenção, e momentos como este vão proporcionar um bom debate, o qual servirá para a atualização de discentes e profissionais que estão atuando no mercado", declara.

Marco Antônio analisa a nova realidade do período pandêmico na área de atuação que passou a acontecer de modo remoto. "O alcance dos profissionais passou a ser maior, pois, para além do tradicional atendimento presencial, já está estabelecida a possibilidade de atender várias pessoas a distância. Com isso, a produtividade aumenta, e o combate ao sedentarismo se torna mais efetivo", afirma.

A jornada também contará com a presença de estudantes, como é o caso de Letícia Salgado, que está no terceiro semestre do curso de Bacharelado em Educação Física. Ela sinaliza a relevância de eventos desta natureza para sua formação. "Todo aprendizado e capacitação é de suma importância em todas as áreas, principalmente na área da saúde. A ciência evolui com o tempo e eventos como a Semana Paraense de Atividade Física e Saúde vêm para atualizarmos estes conhecimentos", destaca.

Para Vinícius Guimarães, que cursa o sétimo semestre de Educação Física, o evento tem outra perspectiva, pois ele estará colaborando na organização. "Acredito que a proposta foi muito bem acertada e vai agregar na minha formação, através de novas percepções para esse novo momento", observa. Segundo o universitário, as expectativas são as melhores tanto em nível de organização quanto de produção de conhecimento.

A Semana será na UNINASSAU Belém e garante aos participantes certificado de 50 horas. "Estou muito feliz pelo resultado e só quem ganha é a comunidade acadêmica paraense", finaliza o coordenador Márcio Cerveira.

Por Dinei Souza.

 

COMENTÁRIOS dos leitores