Revalida iniciará período de inscrições

O exame será aplicado em 5 de setembro

por Juliana Mamede seg, 31/05/2021 - 15:33
Freepik Revalida é um exame dedicado a médicos Freepik

Serão abertas, às 18h desta segunda-feira (31), as inscrições para a primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2021, que seguem até o dia 11 de junho e devem ser feitas pelo Sistema Revalida. A prova será realizada em 5 de setembro, em oito cidades: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

O participante deverá – por meio do Sistema Revalida, no momento da candidatura - informar a cidade em que deseja fazer a prova. O Revalida é constituído de duas etapas – sendo uma teórica e a outra prática – que abordam, de forma interdisciplinar, os cinco grandes campos da medicina, que são clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

Para participar da prova, é necessário ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no País, além de ter diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou entidade equivalente do país de origem do diploma, que precisa ser autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros, promulgado pelo Decreto nº 8.660 de 29 de janeiro de 2016.

O diploma exigido não pode ser substituído por qualquer outro documento. O Revalida, que é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2011, busca auxiliar a revalidação, no País, do diploma de graduação em medicina emitido no exterior. As referências da prova são os atendimentos no cenário de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, baseadas na Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, nas normativas ligadas e na legislação profissional.

O intuito é analisar as habilidades, as competências e os conhecimentos precisos para o exercício profissional adequado aos princípios e demandas do Sistema Único de Saúde (SUS). Consulte o edital da primeira etapa do Revalida 2021.

COMENTÁRIOS dos leitores