Pernambuco anuncia oferta de bolsas de nível superior

Seleção utilizará notas do Enem das edições 2018, 2019 ou 2020. Medicina, enfermagem, fisioterapia e nutrição são os cursos disponíveis

por Nathan Santos seg, 07/06/2021 - 15:25
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Candidatos devem ter feito o Enem Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

O Governo de Pernambuco publicará, nesta terça-feira (8), o edital da seleção do programa FormaSUS-PE – nível superior, que oferta bolsas gratuitas em instituições de ensino particulares para quem estudou o nível médio em escolas estaduais ou na rede privada na condição de bolsista integral. Ao todo, são oferecidas 48 oportunidades distribuídas entre os cursos de medicina, enfermagem, fisioterapia e nutrição.

Os candidatos devem ter participado das edições 2018, 2019 ou 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma vez que o processo seletivo escolherá os bolsistas por meio das notas do Enem. Os concorrentes devem ter tirado, no mínimo, 450 pontos, bem como não podem ter zerado a prova de redação.

Do total de bolsas disponíveis, há 14 para medicina, 27 direcionadas ao curso de enfermagem, seis para fisioterapia e uma voltada à nutrição. As aulas serão realizadas em mais de 20 instituições de ensino das cidades de Recife, Olinda, Vitória de Santo Antão, Nazaré da Mata, Caruaru e Belo Jardim.

As inscrições para a seleção poderão ser feitas, gratuitamente, do dia 9 a 28 de junho pelo site do FormaSUS. De acordo com o Governo do Estado, o resultado final está previsto para 14 de julho, enquanto as matrículas dos aprovados ocorrerão do dia 15 a 20 do mesmo mês. O início das aulas, por sua vez, dependerá o calendário acadêmico de cada universidade.

"As bolsas são uma contrapartida das instituições privadas que utilizam as unidades da nossa rede estadual de saúde como campo de estudo e prática para a formação de mais de 3 mil estudantes todos os anos. A partir dessa iniciativa pioneira, ampliamos as oportunidades para os nossos alunos da rede estadual, além de podermos formar mais profissionais gabaritados para o nosso Sistema Único de Saúde", disse o secretário estadual de Saúde, André Longo, segundo sua assessoria de imprensa.

O programa já ofertou, desde sua criação, 1.863 bolsas de estudo. São 962 de nível técnico e 901 em graduações. Para mais informações, os candidatos devem acessar o site do FormaSUS.

COMENTÁRIOS dos leitores