IFPE lança campanha de incentivo ao uso do nome social

Um dos objetivos da ação é evitar constrangimentos de estudantes

por Nathan Santos ter, 22/06/2021 - 18:58
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Campus Recife do IFPE, no bairro da Cidade Universitária Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) lançou, neste mês, uma campanha para incentivar o uso do nome social entre seus estudantes. A iniciativa é uma das ações aplicadas no mês do orgulho LGBTQIA+.

O Conselho Superior do IFPE aprovou, no dia 7 de agosto de 2015, a Resolução 39/2015. Ela assegura que o nome social dos estudantes que “se autodenominam travestis, transexuais, transgêneros e intersexual seja utilizado em todos os documentos no âmbito interno institucional”.

De acordo com o Instituto, os nomes sociais deverão aparecer em vários documentos, tais como em comunicações internas, endereço de correio eletrônico, diários de classe e resultados de editais. Com o incentivo à política, o IFPE espera evitar constrangimentos de alunos, respeitando sua identidade de gênero e social.

Além de divulgar em seu site, o IFPE enviou um card da campanha via e-mail para a comunidade acadêmica. Para mais detalhes acerca da política que assegura o direito ao nome social, confira a resolução.

COMENTÁRIOS dos leitores