Revisão de recursos do Revalida vai até esta sexta (25)

Os resultados dos pedidos serão divulgados por meio do sistema Revalida em 30 de junho

por Jennifer Buarque qui, 24/06/2021 - 11:59
Freepik A aplicação das provas do Revalida 2021 está prevista para 5 de setembro Freepik

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) receberá até esta sexta-feira (25) pedidos de revisão da análise do diploma dos candidatos inscritos na primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2021. Os inscritos devem se atentar aos motivospelos quais suas solicitações foram indeferidas. O recurso é válido para documentação, solicitações de atendimento ou tratamento de nome social.

Segundo o Inep, apenas diploma médico expedido por instituição estrangeira é aceito para a comprovação do título acadêmico. “Quem teve o diploma recusado deve enviar novo diploma para análise. O documento original deve ser digitalizado (frente e verso), em formato PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB. Certificados ou declarações de conclusão de curso, bem como qualquer outro documento em substituição ao diploma, não serão aceitos”, informa o instituto.

Os candidatos que tiveram o pedido de acessibilidade negado deverão anexar novas informações no sistema, assim como documentações que comprovem a necessidade do atendimento especializado. “Para ser considerado válido para análise, o documento deve informar o nome completo do participante; o diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10); assinatura e identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente", explica o Inep.

Participantes que solicitaram tempo adicional deverão apresentar, além dos documentos comprobatórios de atendimento especializado, nova documentação que especifique a necessidade de tempo adicional para realizar o exame. Ao ser deferido, o candidato tem direito a 60 minutos acionais em turno da primeira etapa do Revalida 2021.

Para a solicitação de tratamento pelo nome social é necessário que seja encaminhada documentos como: foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco e que enquadre desde a cabeça até os ombros. A imagem deve mostrar o rosto inteiro do participante, sem uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares). Também deve ser anexada, no Sistema Revalida, cópia digitalizada (frente e verso) de um dos documentos de identificação oficiais com foto.

A primeira aplicação das provas do Revalida 2021 está prevista para 5 de setembro nas capitais Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Confira o edital para mais informações.

COMENTÁRIOS dos leitores