Programa visa preparar trans e travestis para empregos
O projeto terá uma grade disciplinar com dez semanas de treinamento e desenvolvimento profissional
As empresas BASF, LinkedIn, Natura e Visa anunciaram, nessa segunda-feira (28), o lançamento de um novo programa que visa promover a inclusão social de pessoas trans e travestis por meio do trabalho, cultura, saúde e bem-estar. O programa parte da ideia de que “Somos Mais fortes em conjunto” (SOMA) e terá uma grade disciplinar com dez semanas de treinamento e desenvolvimento profissional.
O projeto será voltado, inicialmente, para apoiar iniciativas que beneficiarão mulheres trans e travestis que vivem no Centro de Acolhida Especial Casa Florescer, em São Paulo. As iniciativas do SOMA ainda oferecerão conteúdos e dinâmicas, em sua maioria virtuais, e darão apoio às participantes para que elas busquem oportunidades no mercado de trabalho, com mentorias individuais junto aos grupos de afinidades das companhias.
De acordo com o grupo de empresas, a jornada de aprendizado foi construída baseada em quatro pilares de conhecimento: amabilidade, autogestão, socialização e resiliência emocional. As participantes poderão contar também com a ferramenta ChatClass, desenvolvida pela BASF, que dará suporte e viabilizará os conteúdos a serem aprendidos.
Ao final do programa, a expectativa das empresas é que as participantes tenham todas as ferramentas para planejar suas carreiras e se sintam preparadas para buscar uma colocação profissional de acordo com as áreas de interesse particular.
“Queremos apoiar essas pessoas a se desenvolverem com autoconhecimento, recebendo ferramentas práticas, despertando um senso de autonomia e pertencimento. E ainda há a possibilidade de envolver nosso ecossistema de parceiros, ampliando o potencial do programa”, disse, por meio de nota, Carlos Henrique Almeida, coordenador de experiências do onono (Centro de Experiências Científicas e Digitais da BASF) e o responsável por apresentar a ideia na BASF.