Saiba como solicitar atendimento especializado no Enem
Resultado das solicitações será divulgado no dia 23 de julho
Os candidatos da edição 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que precisam de atendimento especializado podem realizar a solicitação, no momento da inscrição, que tem o prazo final de 14 de julho. Após marcar o pedido, é preciso apresentar documentos que comprovem a condição do participante para ter tal atendimento.
O resultado parcial será divulgado no dia 23 de julho. As solicitações indeferidas poderão ser recorridas de 26 a 30 do mesmo mês, e o resultado final dos pedidos será publicado em 4 de agosto.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela realização do Enem, informa como o estudante deve proceder no portal do participante para solicitar o atendimento. Ao acessar o sistema é preciso informar CPF, data de nascimento, dados pessoais e endereço, e será aberta a aba “atendimentos”. Nesse momento, o candidato deverá clicar na opção “preciso” e depois no botão “próximo”.
Será disposta na tela uma lista de condições que podem motivar a solicitação, e o candidato deverá marcar a que lhe corresponde. O atendimento especializado do Inep é voltado para participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica. De acordo com a condição marcada, será aberta uma aba contendo a lista de recursos de acessibilidade disponíveis para o participante.
Recursos de acessibilidade
Os candidatos que farão o Enem 2021 no formato impresso poderão solicitar prova em braile, vídeo prova em Libras, com a tradução de itens em Libras, uso de leitor de tela, guia-intérprete, auxílio para leitura, auxílio para transcrição e leitura labial. Já os portadores de transtorno do espectro autista, se tiverem a solicitação confirmada pelo Inep, poderão utilizar canetas com tinta colorida para marcação no Caderno de Questões. No Cartão-Resposta, no entanto, é obrigatório o uso de caneta transparente de tinta preta.
Já na versão digital do Enem 2021, os atendimentos especializados incluem tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), prova com letra ampliada (fonte de tamanho 18 e com figuras ampliadas), prova com letra superampliada (fonte de tamanho 24 e com figuras ampliadas), tempo adicional e sala de fácil acesso. O participante que solicitar atendimento para deficiência auditiva, surdez ou surdocegueira poderá indicar o uso do aparelho auditivo ou implante coclear na inscrição.
Documentação
O próximo passo após fazer o pedido do atendimento especializado é anexar e enviar a documentação comprobatória que justifique tal solicitação. Os documentos e informações enviadas devem conter os seguintes itens: nome completo do participante; diagnóstico emitido pelo profissional de saúde competente, com a Classificação Internacional de Doença (CID 10); e assinatura e identificação do profissional, com o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.
As participantes lactantes devem anexar certidão de nascimento do bebê se a criança tiver um ano de idade, ou menos. Caso seja necessário haver tempo adicional na prova, a documentação deve informar expressamente o pedido feito por médicos ou especialista, conforme condição, característica ou diagnóstico. A aprovação da solicitação permitirá ao participante ter 60 minutos a mais em cada dia do exame.
O candidato que solicitar o recurso de vídeo prova em Libras terá tempo adicional de até 120 minutos. Os arquivos enviados devem estar no formato PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB. O Enem 2021 terá duas versões, uma impressa, e outra digital. As provas serão as mesmas para os participantes e serão aplicadas simultaneamente nos dias 21 e 28 de novembro.