PE espera quase 90% dos estudantes no retorno às aulas

Escolas estaduais retomam atividades presenciais nesta quinta-feira (22)

por Rachel Andrade qua, 21/07/2021 - 14:44
Hesíodo Góes/SEE Estudantes terão a temperatura medida na entrada das escolas Hesíodo Góes/SEE

O Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEE-PE), retoma as aulas presenciais em toda a rede pública de ensino a partir desta quinta-feira (22). Para combater a transmissão do novo coronavírus nas escolas, segundo o Estado, foi publicada uma cartilha com protocolos de segurança que todas as instituições devem seguir.

A Secretaria de Educação espera que quase 90% dos alunos retornem às atividades presenciais neste segundo semestre. A rede estadual conta com 544.650 estudantes, 33.556 professores e 1.055 escolas.

O documento apresentado pela SEE contém direcionamentos acerca de quatro tópicos principais: distanciamento social, proteção e prevenção, comunicação e monitoramento, e vigilância epidemiológica em âmbito escolar. As medidas de distanciamento social propostas pela SEE são voltadas para o dia-a-dia escolar.

Orientações como manter pelo menos um metro de distância entre todos os presentes nas instituições de ensino, estabelecer número máximo de estudantes por turma, além da suspensão de eventos e atividades esportivas, assim como interditar o acesso aos parquinhos, também estão entre as medidas. A Secretaria ainda alerta para que os momentos de refeição sejam feitos respeitando o distanciamento entre os alunos, e incentiva o uso dos espaços ao ar livre.

Sobre proteção e orientação, há orientações para todos que frequentam as unidades de ensino, entre elas a obrigação do uso da máscara individual de proteção e a lavagem e higienização frequente das mãos. As escolas devem posicionar uma pessoa na entrada do prédios para fazer a verificação da temperatura de todos, disponibilizar totens de álcool em gel para uso frequente, tomar medidas rigorosas no trato de alimentos, entre outras medidas.

Os prestadores de serviço das instituições de ensino devem ter o cuidado de diminuir o número de alunos utilizando o transporte escolar, assim como realizar a higienização constante dos veículos. Em relação à comunicação e monitoramento, a SEE orienta que as escolas criem comitês incluindo a participação dos alunos para promover ações que incentivam o distanciamento, higiene pessoal constante e conscientização.

Sobre a vigilância epidemiológica em âmbito escolar, a cartilha indica que o ambiente doméstico também deve ser observado, para que a transmissão do novo coronavírus não chegue às instituições de ensino. Caso um aluno ou trabalhador apresente temperatura acima de 37,5⁰C estando na escola, esse deve ser isolado em uma sala reservada e o serviço médico 'Atende em Casa' deve ser acionado. O protocolo ainda alerta que deve ser desestimulado o clima de vigilância e delação entre estudantes na comunicação de um colega doente.

Para Maria Medeiros, secretária executiva de Educação Integral e Profissional da SEE, a expectativa é que as escolas sigam as medidas indicadas para que haja segurança para alunos, professores e servidores. “A Rede Estadual de ensino de Pernambuco está preparada para acolher estudantes e professores nesta volta às aulas. A pandemia trouxe inúmeros desafios para a educação, e no tocante a aprendizagem dos estudantes, é muito importante respeitar o cronograma de cada escola. Que você, estudante da Rede, não deixe de comparecer à sua escola. Estaremos de portas abertas esperando por você”, ela frisou.

COMENTÁRIOS dos leitores