Criação de conteúdo para internet exige dedicação

De acordo com especialistas e profissionais da área, a produção para os meios digitais necessita de estudos e entendimento das plataformas

por Alfredo Carvalho qui, 05/08/2021 - 19:58
Montagem: Eduardo Peixoto e Mariana Fortunato, profissionais ligados à criação de conteúdo na internet Montagem: Eduardo Peixoto e Mariana Fortunato, profissionais ligados à criação de conteúdo na internet

O avanço da internet e das plataformas digitais permitiram que diversas produções se estendessem para além da televisão. Atualmente, com um celular, uma pessoa consegue se comunicar com pessoas de diversas localidades do mundo, sobre diferentes temas, ao mesmo tempo que recebe de maneira instantânea o feedback do público. Por isso, está cada vez mais em alta uma nova profissão: a de criador de conteúdos digitais para internet.

Embora  o trabalho do criador de conteúdo pareça simples, o desafio vai muito além de falar na frente de uma câmera.  O youtuber Eduardo Peixoto (conhecido pelo seu público como Ed), 46 anos, do Paraná, é dono dos canais Aperte Start e Atômico Nerd, onde produz vídeos sobre videogames e cultura pop. Entre os principais desafios, ele pontua a instabilidade de remuneração e administração do tempo. “O tipo de vídeo que faço leva muito tempo para ser feito e o resultado não é garantido, a gente nunca sabe com certeza o que vai funcionar, é tenso”, aponta.

 Link dos canais: 

https://www.youtube.com/channel/UC0fx3H6rHeMtLbD7Lqrtb7w e https://www.youtube.com/channel/UCIfYJf1LbRo1ft3NM2AE34A

Ed explica que ama trabalhar, mas sua maior fonte de inspiração para criar os canais no YouTube surgiu devido à insatisfação com a vida profissional. “Resolvi que queria fazer algo que fizesse com prazer, que me fizesse feliz e videogame sempre me fez muito feliz. Para isso me preparei e larguei tudo para me dedicar ao canal”, recorda.

Segundo Ed, o YouTube é uma plataforma que altera as regras de algoritmo a cada dois ou três meses, por conta disso, o criador precisa se adaptar na base da tentativa e erro, pois não existe comunicação direta com os responsáveis pelo site. “A gente sabe que muda porque, do dia para noite, a entrega dos vídeos pode cair para metade sem aviso prévio, aí leva um tempo até a gente entender o que aconteceu e fazer os ajustes”, comenta.

De acordo com a analista de social listening no Grupo Dass, Mariana Fortunato, ex-aluna do curso de Publicidade e Propaganda da UNG, conteúdos de qualidade necessitam de bastante pesquisa e repertório. Além disso, é preciso entender um pouco sobre tudo, texto, arte, planejamento e estratégia.

Outro fator importante é possuir um equipamento de qualidade, como por exemplo um bom computador ou notebook, que sejam capazes de suportar determinados softwares. “Mesmo para quem faz em plataformas online, a agilidade faz toda diferença. Se fizer bastante lives e vídeos, é bom investir em câmera, alguns iPhones ajudam bastante, microfone e iluminação, a qualidade do conteúdo é bem importante”, orienta Mariana.

Entre as competências exigidas do criador de conteúdo, a analista de social listening ressalta boa escrita, visão estratégica, habilidade em design e capacidade analítica para medir resultados e acompanhar concorrentes. O produtor também precisa acompanhar as tendências, novidades e buscar por maneiras de encaixar aqueles elementos em seus conteúdos.

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