Programa abre mais de 2 mil vagas de formação para jovens

Os interessados podem se inscrever até o dia 15 de agosto

por Rachel Andrade sex, 06/08/2021 - 13:06
Pixabay Os participantes farão a formação por meio do aplicativo do programa, diretamente no celular Pixabay

A Fundação Iochpe divulgou o lançamento do Programa Mentorare, com objetivo de auxiliar os estudantes recém saídos do ensino médio da rede pública em todo o País, que estão sem estudar e sem oportunidade de emprego. O programa oferece uma formação de autoconhecimento por meio de um aplicativo eletrônico. O projeto piloto, que permite utilizar a ferramenta, conta com 2 mil vagas disponíveis para o público alvo. Os interessados terão até o dia 15 de agosto para realizar as inscrições, mediante preenchimento de formulário virtual.

Cláudio Anjos, presidente da Fundação Iochpe, vê o lançamento da plataforma como uma abertura de oportunidades para os jovens. “No Mentorare, tudo é feito por meio de uma trilha gamificada voltada ao autoconhecimento e à construção de um projeto de vida, que o aluno pode fazer no seu tempo livre. Boa parte dos jovens, no momento de escolher o seu futuro profissional e pessoal, acaba se perdendo na hora de colocar no papel suas principais características técnicas e comportamentais, principalmente aqueles que não têm qualquer tipo de experiência profissional. Com o lançamento deste novo programa, milhares de pessoas poderão diminuir essa distância e saber mais sobre si mesmas, além de conhecerem mais sobre o futuro do emprego, possibilidades de profissões, tendências em carreiras e outras informações valiosas para quem pretende descobrir o mundo do trabalho”, explica, segundo informações divulgadas pela assessoria de imprensa.

O projeto piloto oferece as vagas em parceria com outras instituições, como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O aplicativo será testado pelos participantes, onde eles poderão fazer a trilha de aprendizagem, com reflexões sobre autoconhecimento e demais habilidades, além de desafios e dicas importantes sobre o futuro do emprego.

O objetivo é fazer o jovem construir seu projeto de vida e trabalho por meio da ferramenta digital. Segundo o edital do programa, os participantes cobrirão uma carga horária de 42 horas no período de três meses, com conteúdo médio de 1 hora por dia. O programa ainda irá selecionar 250 jovens para ter mais 8 horas de mentoria profissional individual.

Após as inscrições, os usuários farão a autoinstrução a partir do dia 16 de agosto até o dia 5 de novembro. Os 250 selecionados terão mentorias a partir de 27 de setembro até o final da formação. mais informações podem ser acessadas no portal do programa.

COMENTÁRIOS dos leitores