Veja como dizer ao chefe que ele precisa melhorar a gestão

Especialista em recursos humanos revelou dicas para facilitar a comunicação entre líder e liderado

por Samuel D’Paulla dom, 26/09/2021 - 12:11
Pixabay Conversa entre líder e liderado Pixabay

A relação entre líder e liderado nas empresas, por muito tempo, era pautada pelo receio ou até mesmo o medo, sob a ótica “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Atualmente, porém, as novas formas de administrar uma companhia trazem ao centro da relação o comportamento unilateral, possibilitando o colaborador, por exemplo, dizer ao chefe em quais aspectos ele precisa melhorar.

A palavra em inglês “feedback”, que traduzida ao português quer dizer comentário, tem se tornado uma importante ferramenta para medir a forma de gestão, de um chefe, gerente ou administrador de empresa, pois o intuito é um: a resolução de problemáticas que impossibilitam o crescimento ou o desenvolvimento da empresa em sua organização. Vera Coelho, gestora de Recursos Humanos, esclarece que a relação não deve ser pautada por medo.

“Se a relação entre líder e liderado for pautada no medo, já é um sinal de alerta muito grande de que essa relação pode estar disfuncional. O líder precisa ter capacidade e habilidade para dar e também receber feedback", explica a especialista.

Esse processo de comunicação, no entanto, gera dúvidas. Como e onde dizer ao chefe que ele precisa melhorar como gestor? Confira, a seguir, as maneiras de conversar com a gestão, conforme as orientações de Vera Coelho:

1 - Solicite um encontro com o gestor

 Ao solicitar uma conversa com seu líder, é necessária uma preparação prévia. Levante os pontos que você enxerga de melhoria e resgate evidências que comprovem o comportamento e erros do seu líder. É sempre muito importante destacar a forma de abordagem, presando pela formalidade, para não ser uma conversa entre amigos, pois o respeito mútuo tem que ser base da conversa.

2 - O lugar onde falar

O lugar e o momento devem ser adequados, cuidado para não expor seu gestor, A ideia não é prejudicá-lo é sim ajudá-lo. E ao se colocar nesse papel, você coloca-se não como mais, mas no máximo como semelhante, com pensamentos que somam à gestão.

3 - Não julgue ou crucifique

No momento da conversa, não conduza uma abordagem de acusação e julgamento, pois isso tende a gerar reatividade. Fale dos pontos de melhoria, focando na resolução deles .

4 - Evite críticas e dê sugestões 

Aponte sugestões de melhoria e se mostre disponível a se engajar também em melhorar e contribuir para que a relação entre vocês flua mais. Dessa forma, você coloca sobre a mesa a relação unilateral.

5 - Tenha uma conversa sincera e sem rodeios

Durante a conversa, aponte também aspectos comportamentais ou características do seu líder que contribuem com a equipe e os resultados da área. 

 

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