Unicamp registra 324 candidatos por vaga em medicina

De acordo com a Universidade, quase 28 mil inscritos tentam ingressar na graduação

por Rachel Andrade qua, 29/09/2021 - 17:14
Ale Pictures/Flickr achada da Universidade Estadual de Campinas Ale Pictures/Flickr

A Comissão Permanente para Vestibulares (Comvest), responsável pelo processo de ingresso na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), divulgou nessa terça-feira (28) o levantamento de inscritos para o Vestibular 2022 da instituição. Mesmo com um índice menor de inscritos, em comparação à última edição, o curso de medicina teve destaque na relação de candidatos por vaga. Com o total de 27924 inscritos, que dispõe de 86 vagas para o público geral, a graduação registrou uma concorrência de 324,7 participantes por vaga.

O Vestibular 2022 conta com 63.297 candidatos, que irão concorrer a 2.540 vagas, contabilizando uma concorrência geral de 24,9 por oportunidade. No vestibular 2021, os números foram diferentes, com o total recorde de 77.653 inscritos, mas o índice da relação de candidatos por vaga foi de 24. A Unicamp oferece 69 cursos de graduação.

Segundo José Alves de Freitas Neto, diretor da Comvest, a diminuição no número de inscritos se deu por diversos motivos, afetando também os números de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Era esperada diante do contexto de desmobilização estudantil e também forte crise econômica que faz com que muitos adiem sua preparação ou mesmo o ingresso em uma universidade pública. A queda de inscritos no Enem e a diminuição de pedidos de isenção de taxas foram outros indícios que apontavam para a queda”, analisa.

Ainda segundo o relatório da Comvest, os dez cursos mais procuradas no Vestibular Unicamp 2022 são: medicina; arquitetura e urbanismo; ciência da computação; ciências biológicas; engenharia da computação; Comunicação Social-Midialogia, farmácia; enfermagem, ciências econômicas (integral e noturno) e história.

Inclusão

A edição de 2022 do Vestibular da Unicamp registrou um índice de 30,5% dos candidatos que são oriundos de escolas públicas, além de 10,7% que optaram pelas cotas étnico-raciais. O relatório da comissão ainda apontou para um total de 19,1% dos inscritos que se declaram pretos e pardos. Em relação aos estudantes que solicitaram isenção da taxa de inscrição, o índice foi de 11,5%, o segundo maior registrado nos últimos anos.

A prova da primeira fase do Vestibular Unicamp 2022 será aplicada no dia 7 de novembro de 2021, e a segunda fase será realizada nos dias 9 e 10 de janeiro de 2022.

COMENTÁRIOS dos leitores