Site de vagas adota declaração de identidade de gênero
Os candidados aos processos seletivos podem declarar-se homem cisgênero, homem transgênero, mulher cisgênero, mulher transgênero, entre outros
A empresa de tecnologia para recrutamentos 'Vagas.com' passará a adotar o recurso de declaração de identidade de gênero para os candidatos aos processos seletivos hospedados na plataforma. O procedimento, que antes disponibilizava apenas os gêneros feminino e masculino, passará a contar com as opções homem cisgênero, homem transgênero, mulher cisgênero, mulher transgênero, entre outros.
Para auxiliar os participantes das seletivas, o site trará a definição de cada termo. Por exemplo, o termo cisgênero é usado para pessoas que se definem com o gênero atribuído no nascimento. Segundo a plataforma, que já possui uma iniciativa semelhante para raça, a iniciativa é uma forma de promover a diversidade durante os recrutamentos.
“O objetivo dessa evolução na nossa ferramenta é dar maior visibilidade para profissionais não cis gênero e facilitar a busca deles pelas empresas. Agora, damos a oportunidade de pessoas trans autodeclararem suas identidades de gênero no VAGAS.com.br, e, como consequência, as empresas conseguem saber quem são essas pessoas e recrutá-las em processos inclusivos, voltados à comunidade trans”, explica Renan Batistela, analista de Diversidade e Inclusão da VAGAS.com por meio da assessoria.