Jovens se submetem a primeira avaliação do SSA1

Ao todo, 25.907 estudantes realizam as provas do SSA1

por Jameson Ramos dom, 05/12/2021 - 09:01
Jameson Ramos/LeiaJáImagens Pessoas em frente ao local onde são realizadas as provas do SSA1 no Recife Jameson Ramos/LeiaJáImagens

Neste domingo (5), os jovens, que ainda estão no ensino médio, se submetem pela primeira vez ao Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE). Na Escola Politécnica de Pernambuco, na Zona Oeste do Recife, um dos pontos de aplicação da prova, tinha candidatos de vários cantos do Brasil.

Mariah Moura, de 16 anos, veio de João Pessoa, na Paraíba, para fazer a avaliação. Ela revela que a preparação foi intensa. "Foi um pouco tenso por conta da pandemia, mas no final eu estou me sentindo preparada", revela. 

Luciano Cantarelli, 15, veio de Maceió, Alagoas, para fazer o SSA1. Mesmo diante da pandemia, acredita que não teve os seus estudos prejudicados e se sente confiante de que vai tirar uma boa nota. "Estou levando a pandemia como inspiração, não como problema. Me preparei estudando pela tarde e pela manhã fazendo revisão. Estou confiante", salienta. 

Álvaro Marques, 16, também veio de Maceió e chegou no Recife no sábado (4), para não perder a aplicação da avaliação. Para ele, a pandemia da Covid-19 prejudicou o ensino no ano passado, mas neste ano, com as aulas híbridas, acredita que conseguiu desenvolver bem os seus conhecimentos.

"Acredito que vai ser tranquilo. Eu escolhi a UPE porque é uma ótima oportunidade por ser uma universidade muito boa e tô tentando me encaixar aqui", detalha.

Marina Ramos, 16, veio da Paraíba para fazer o SSA1. Diferente do que aconteceu ano passado, com a paralisação das aulas por conta do novo coronavirus, neste ano ela aponta que conseguiu se preparar melhor e ter um maior apoio de sua escola para fazer a avaliação no Recife.

"A pandemia prejudicou um pouco, mas eu fiquei feliz que neste ano conseguimos ter aula presencial. Eu estou com um pouco de medo, mas estou confiante que vai dar tudo certo", pontua. 

Sobre o SSA

25.907 estudantes realizam as provas do SSA1. Neste primeiro dia, os candidatos da 1ª e 2ª fase responderão a 44 questões, distribuídas entre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, física, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e filosofia. 

O sistema se repete no próximo domingo (12), com a segunda etapa do exame para o SSA 1 e SSA 2, onde os feras responderão a 46 questões distribuídas entre as disciplinas se Biologia, Química, História, Geografia e Sociologia. Nos dias 19 e 20 de dezembro será a vez dos 15.465 inscritos no SSA 3.

COMENTÁRIOS dos leitores