UFRPE anuncia retorno das atividades presenciais

Na ocasião, também foram definidas normas da retomada, além de apresentação do calendário acadêmico de 2022

por Thaynara Andrade qui, 16/12/2021 - 17:06
Arthur Souza/LeiaJáImagens/Arquivo . Arthur Souza/LeiaJáImagens/Arquivo

Nesta quarta-feira (15), foram aprovadas, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), as normas de retorno às atividades presenciais e o protocolo de biossegurança para o ano de 2022. Entre as determinações estão presentes as orientações para o retorno presencial de servidores, docentes e técnicos, que acontecerá a partir do dia 17 de janeiro.

Todos os espaços do campus estão em funcionamento, de forma que ficam liberadas a realização de todas as atividades acadêmicas como as aulas, orientações e defesas de Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio Supervisionado Obrigatório, Práticas de Vivência interdisciplinares, aulas de campo e ações de projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Na ocasião, também foi aprovado o calendário acadêmico definitivo. De acordo com o documento, o semestre 2022.1 terá início em 14 de fevereiro e seguirá até o dia 27 de maio de 2022. O semestre de 2022.2 vai de 27 de junho a 8 de outubro de 2022. Enquanto em relação ao Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE (Codai UFRPE), o retorno das atividades presenciais está previsto para o dia 1º de março de 2022.

Estão liberados do retorno ao modelo presencial:

I-Servidores que apresentem as condições ou fatores de risco (comorbidades) listados no art. 4º da IN nº 90/2021.

II-Servidores que tiverem filhos em idade escolar, nos locais onde ainda estiver mantida a suspensão das aulas presenciais e creches.

Nesses dois casos, deverão permanecer em trabalho remoto e mediante preenchimento  de autodeclaração, conforme modelo específico proposto pela IN nº 90/2021.

Já servidores que apresentem as condições ou fatores de risco/comorbidades e deseje retornar ao trabalho presencial devem preencher autodeclaração de outro modelo, que está disponível na resolução definitiva a ser disponibilizada pela universidade. 

COMENTÁRIOS dos leitores