EUA tem aumento na aprovação de residência para imigrantes

Foram 402 mil Green Cards emitidos só no primeiro semestre de 2022

por Thaynara Andrade sab, 14/05/2022 - 13:11

O ano de 2022 tem sido positivo para milhares de imigrantes que hoje residem nos Estados Unidos. Só no primeiro semestre de 2022, mais de 420 mil pessoas conquistaram a permissão do governo para que possam residir e trabalhar de forma permanente no país. Esse total já é mais da metade do que foi atingido em todo o ano de 2021, no qual 720 mil Green Cards, visto permanente de imigração, foram concedidos para cidadãos de outros países.

De acordo com Marcelo Gondim, advogado de imigação e membro da Associação Americana de Advogados de Imigração (AILA), se continuar neste ritmo, o ano de 2022 irá superar o ano de 2016, que teve o maior registro de Green Cards aprovados na história do país, chegando a 1.183.505 de pessoas. Entre os principais motivos para esse crescimento, está a retomada das atividades no Departamento Americano de Imigração (USCIS), que sofreu paralisações e atrasos em meio a pandemia nos anos de 2020 e 2021.

Com a saída do presidente Donald Trump e ingresso de Joe Biden, os EUA têm adotado uma política de maior abertura para imigrantes, inclusive com o incentivo do aumento da imigração de profissionais qualificados para atuação no país, através da categoria de EB (Employment-Based). Esse tipo visto tem cerca de 140 mil green cards emitidos todo ano, contudo, a previsão é que em 2022 os números cheguem até 300 mil.

Gondim, explica um pouco sobre a iniciativa do governo. “Existe uma carência de profissionais qualificados em diversos segmentos nos EUA, inclusive em setores vitais como tecnologia, ciências, engenharia e saúde. A administração de Joe Biden vem sendo pressionada para contornar esse problema, facilitando os procedimentos de imigração para que mais gente qualificada possa se juntar ao mercado de trabalho americano, e para isso conseguiu convencer o congresso a aumentar a cota anual de green cards.”

Esse período de maior receptividade dos EUA é bastante positivo, principalmente para o Brasil que tradicionalmente registra grandes números de mão de obra imigrante “exportada” para o país. Até 2019, existiam 1,4 milhão de brasileiros residentes no país. De acordo com USCIS, o ano pré-pandemia teve o maior número de Green Cards emitidos para brasileiros, cerca de 19.825 mil.

COMENTÁRIOS dos leitores