Espaço Ciência oferece Semana do Meio Ambiente

Evento terá mais de dez oficinas presenciais e retomas

ter, 31/05/2022 - 14:48
Divulgação/Espaço Ciência Semana do Meio Ambiente será realizada entre os dias 6 e 10 de junho Divulgação/Espaço Ciência

Por Elysa Assis

O Espaço Ciência realiza, entre os dias 6 e 10 de junho, a Semana do Meio Ambiente. O projeto com tema de “Uma só Terá”, contará com programação especial e convida a refletir sobre novas relações, mais harmoniosas, entre os seres humanos e a natureza. Serão mais de dez oficinas e atividades especiais, de forma presencial e remota, além de uma roda de diálogo sobre o tema.

No Museu, os visitantes poderão participar da análise da água do Manguezal Chico Science; observar, fotografar e registrar aves; ou fazer um diagnóstico ambiental local. Com atividades práticas e dinâmicas, poderão conhecer mais sobre as espécies de mangue, a qualidade do solo, fungos e insetos.

Poderão participar de jogos, fazer um roteiro botânico pelo Museu, aprender a fazer e cuidar de uma horta, entender os tipos de poluição, confeccionar fósseis enquanto descobre sobre espécies pré-históricas, observar e identificar tipos de fungos e insetos, além de participar de uma trilha.

Para participar da programação da Semana do Meio Ambiente, basta informar seu interesse na Recepção. O Espaço Ciência funciona de segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h; sábados e domingos das 13h às 17h.

Quem não puder visitar o Espaço Ciência, pode participar das atividades “Vamos passarinhar”, “Inesetivando” e “Explorando o solo”, de forma remota. As inscrições podem ser feitas através do site Espaço Ciência

Semanas temáticas

A exemplo de outras semanas temáticas, mais um desafio fotográfico vai agitar as redes sociais. Com o tema “A Terra é meu lugar”, o convite é para compartilhar imagens da natureza, paisagens e a vida que fazem parte de seu lugar na Terra. As fotos devem ser enviadas para comunicacaoec@gmail.com, até quinta (9), com o nome do autor do registro e o local em que a foto foi produzida.

As imagens serão compartilhadas, ao longo da semana, nas redes sociais do Espaço Ciência. Também estão abertas as inscrições para a roda de diálogo “Uma só Terra”. Com participação da bióloga Laís Araújo e do geólogo Fábio Pedrosa, será um momento para troca de experiências sobre novas possibilidades de relação entre os seres humanos e a natureza.

Laís Araújo é fundadora e representante do movimento Xô Plástico, movimento que busca a sensibilização e mudanças de hábitos com realização de mutirões de limpeza em praias e manguezais. Além de falar sobre a experiência do movimento, ela vai tratar de ações de manutenção de preservação da natureza e políticas públicas ambientais.

Fábio Pedrosa, professor da UPE e Unicap, vai abordar o que se chama “antropoceno”. O conceito – popularizado em 2000 pelo químico holandês Paul Crutzen – designa uma nova época geológica caracterizada pelo impacto do homem na Terra. Em debate, algumas ações necessárias para reduzir os efeitos desta era. A roda de diálogo será realizada na sexta-feira, 10 de junho, no Espaço Ciência, a partir das 8h. As vagas são limitadas a cinquenta participantes.

COMENTÁRIOS dos leitores