Saiba como trabalhar na Itália

Entenda o que é preciso para trabalhar na Itália

sex, 03/06/2022 - 15:04
Gerhard Bögner Saiba como brasileiros podem trabalhar na Itália Gerhard Bögner

Por Elysa Assis

A Itália é um país realmente cativante, tanto por sua rica cultura gastronômica, quanto por suas cidades históricas de tirar o folego. Cidades como Roma, Milão, Veneza, Florença ou até mesmo a romântica Verona são alguns dos lugares mais procurados por brasileiros para trabalhar e viver, mas é importante entender como funciona o país e quais as exigências para os imigrantes.

O brasileiro Leonardo Gomes vive na Itália há mais de 5 anos e já trabalhou em uma agência de emprego. Ele explica que, devido a crise de 2008 e a pandemia de 2020, a economia do país vem sofrendo diversas mudanças.

“Isso impacta nas oportunidades de trabalho. Empregos da área de saúde, como enfermagem e especialistas em cuidados com a saúde em geral cresceram consideravelmente nos últimos anos, então brasileiros dessas áreas têm maiores chances de entrar no mercado italiano”, explica Leonardo.

Mesmo com os problemas econômicos, o país é uma das maiores potências em turismo. Segundo dados da Organização Mundial de Turismo da ONU, de 2018, a Itália foi o quinto país mais visitado no mundo.

Visto

“Qualquer brasileiro pode passar até 90 dias com visto de turista na Itália, mas depois desse tempo é necessário outros tipos, como de estudante e trabalho. É importante que o profissional consiga o visto de trabalho antes de chegar no país”, destaca Leonardo.

Existem vários tipos possíveis. O primeiro é o visto para trabalhadores autônomos, que se enquadram atletas; sociedade; empreendedor e investidores de startups. Os atletas precisam da autorização do Comitê Olímpico Nacional Italiano (CONI).

Para os estrangeiros que possuem sociedade no país, é necessário um certificado integral da matrícula da empresa, cópia da declaração de socio, renda mensal de 8.500€, além da Nulla Ostra da Questura (obrigatório para qualquer emprego), que pode ser solicitada através da Embaixada ou Consulado.

Além dos trabalhadores autônomos, também é possível garantir o visto de trabalho subordinado, que nada mais é que o trabalho com vínculo, contrato empregatício. É necessário apresentação do requerimento de visto e a Nulla Ostra. Visto especial para jornalistas Os jornalistas formados conseguem um visto especial, para o exercício da profissão no país.

É necessário possuir a nulla ostra, documento diplomático (nota verbal) ao serviço de imprensa do Ministero degli affari esteri e della cooperazione internazionale; além do cartão de registro que pode ser emitido pelo Ministério do Trabalho do Brasil.

Como conseguir emprego

“A melhor maneira é procurando por agências italianas, em sites especializados como Etjca, Umana e Adecco [agência de trabalho], que são formas seguras de procurar por oportunidades. Por se tratar de outro país é importante contactar agências conhecidas, para não correr o risco de cair em algum tipo de golpe”, explica Leonardo.

É sempre importante lembrar que a procura por empregos em outros países é muito maior, afinal você estará competindo em um mercado no qual você é imigrante. O meio mais fácil de encontrar vagas são os sites e grupos de Facebook, que costumam publicar as oportunidades.

O LinkedIn também é um forte aliado, desta forma você consegue se candidatar as vagas de forma segura. Cursos profissionalizantes na Itália “Sugiro aos brasileiros que façam cursos de especialização na Itália. Empregadores italianos procuram por pessoas aptas e muitas vezes a falta de cursos faz com que o currículo não seja escolhido. Então, se você busca trabalhar em hotéis ou restaurantes, é fundamental cursos de atendimento, barista, recepcionista, entre outros. Vai depender da área em que o profissional atua”, finaliza Leonardo.

Alguns cursos que estão com alta demanda de contratação como OSS – Operatore socio sanitario, que corresponde ao técnico de enfermagem; ASO – Assistente studio odontoiatrico (assistente de dentista); Operatore di magazzino della logistica (operador de armazém logístico); Barista e barman; Operaio Saldatore (soldador) e Operador de empilhadeira. Os sites como T.R.I.O, Coursera e Corsidia, são opções para buscar se profissionalizar.

COMENTÁRIOS dos leitores