Saiba como gerir o tempo na escrita da redação do Enem

A prova é aplicada no primeiro dia do exame

qui, 10/11/2022 - 17:07
(Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo) Pessoa escrevendo em uma prova do Enem (Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo)

No próximo domingo (13), estudantes realizarão o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Na ocasião, os inscritos farão, além das provas de Linguagens e Ciências Humanas, uma redação. Neste primeiro momento do exame, os participantes terão cinco hora e meia para realizar a avaliação.

Ao LeiaJá, a professora de redação Paloma Andrade fala que saber gerir o tempo ajudará no desemprenho do aluno no Enem. "A partir do momento em que o estudante consegue administrar bem o tempo, as coisas vão fluir de forma mais branda. No caso da redação, que é uma prova de peso e requer organização, o aluno deve, em um primeiro momento, realizar a leitura e interpretação do que se pede, dos textos de apoio para que, assim, comece a pensar e estruturar a dissertação", ressalta.

Análise

"A análise inicial é a chave para que o aluno entenda a situação-problema, assim como, os eixos temáticos existentes. A partir desses eixos temáticos, os estudantes vão começar a pensar no repertório sócio-cultural que será usado na construção da dissertação", explica a docente.

Organize as ideias

"Após o aluno entender a proposta da redação, é hora de organizar as ideias. Estruture, faça tópicos, mapas mentais, escolha a melhor forma de organizá-las de acordo com o que está sendo solicitado. Isso evitará fuga parcial ou total do tema", alerta Paloma.

Rascunho e revisão final

"Tem muitos alunos que querem escrever o texto diretamente no caderno da redação, o que é um erro. Sempre digo que é necessário utilizar a folha de rascunho, porque é nela que o candidato coloca as ideias e tem o direito de errar e corrigir esse erro. Com o texto em rascunho, é importante realizar uma leitura atenta ao que foi construído para identificar, por exemplo, problemas de ortografia, coesão e coerência. Feito isso, pode-se passar o texto para a folha de redação", observa.

À reportagem, a professora reforça que, além dos pontos citados, é importante o participante do Enem ficar atento ao tempo disponibilizado na sala de aplicação. "Em todos os locais de prova, os fiscais de sala mostram, através de placas, quanto tempo falta para o encerramento da avaliação. É importante olhar para não ter supresas como não conseguir passar o texto do racunho para a folha de redação ou deixar o texto pela metade. É necessário também lembrar que eles terão 90 questões para resolver e não apenas a redação", alerta.

COMENTÁRIOS dos leitores