UFPE libera 8.830 bolsas e auxílios estudantis
O reitor da universidade afirmou que ainda faltam cerca de 800 bolsas para serem pagas
O reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes, anunciou, nesta quarta-feira (14), nas redes sociais da instituição, a liberação da maioria das bolsas e dos auxílios estudantis. Segundo o reitor, são cerca de 8.830 bolsas pagas pela liberação do PNAES, o Programa Nacional de Assistência Estudantil da UFPE.
Através do vídeo, Alfredo Gomes afirmou que a liberação do PNAES aconteceu na última quinta-feira (8) que permitiu o pagamento de um conjunto de bolsas, sendo todas as bolsas de assistência estudantil, de monitoria, de iniciação científica e do programa ProMulti e do NucLi.
“Resta ainda o pagamento de aproximadamente 800 bolsas. Estamos trabalhando e pressionando o Ministério da Educação e o Governo Federal, para liberação destes recursos. São bolsas relativas à extensão, à STI e também ao programa de estágio”, conta o reitor pelas redes sociais da universidade.
O reitor da UFPE também pediu que os docentes da instituição não coloquem os alunos em situações avaliativas: “Gostaria ainda de pedir aos professores e às professoras para evitar a realização de avaliações e de provas neste momento. Nós precisamos trabalhar uma postura de muita empatia e de acolhimento dos nossos estudantes durante este momento.”
O governo federal realizou cortes orçamentários na educação no início de dezembro, o que dificultou a manutenção e saúde financeira das universidades públicas do país.