Universidades terminarão 2022 no vermelho, diz Andifes

Presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior fez um pronunciamento nesta quarta-feira

por Joice Silva qua, 28/12/2022 - 13:35
Paulo Uchoa/LeiaJáImagens/Arquivo Campus Recife da UFPE Paulo Uchoa/LeiaJáImagens/Arquivo

O presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Ricardo Marcelo Fonseca, afirmou, nesta quarta-feira (28), que as universidades e institutos federais irão sair de 2022 com dificuldades financeiras devido diversos cortes orçamentários sofridos durante o ano.

Em um pronunciamento feito através das redes sociais da Andifes, Ricardo Marcelo afirmou que o Ministério da Economia zerou as verbas públicas para as instituições de ensino federais, um gesto que, segundo ele, aponta que o governo de Jair Bolsonaro não priorizou a educação. 

“O Ministério da Economia, pela sua junta de execução orçamentária, resolveu não deixar um centavo para as universidades e institutos federais. Nós vamos terminar o ano de uma maneira muito complicada a maioria das universidades, seguramente, no vermelho, e isso é inédito”, criticou.

“Esse certamente é um último gesto de um governo que efetivamente colocou as universidades e institutos federais como últimos nas suas prioridades de governo”, completou.

COMENTÁRIOS dos leitores