Consórcio Universitas de PE fala dos atos criminosos no DF

UFPE, UPE, UFRPE, UFAPE, Católica e Univasf condenaram as ações

por Mariana Ramos ter, 10/01/2023 - 16:03
Divulgação Seis universidades de Pernambuco entraram em acordo para o posicionamento Divulgação

Após os atos antidemocráticos e criminosos que aconteceram em Brasília-DF no último domingo (8), o Consórcio Universidades de Pernambuco publicou uma nota de repúdio ao acontecimento.

Em posicionamento, as instituições afirmaram lamentar os atos que chamaram de “vandalismo ao patrimônio nacional e à democracia”. As universidades também se mostraram favoráveis à punição dos atores da violência. 

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) publicou uma mensagem separada de apoio às ações do Ministério Público Federal em Pernambuco no sentido de investigar e responsabilizar os autores de atos terroristas na Esplanada dos Ministérios.

Leia a nota completa publicada pelo Consórcio Universitas de Pernambuco e acordado pelas instituições Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf): 

“O Consórcio Pernambuco Universitas lamenta profundamente os atos de vandalismo ao patrimônio nacional e à democracia. Solicitamos a imediata apuração e devida punição a todos os participantes, financiadores, apoiadores e articuladores dos atos terroristas que invadem e depredam os três poderes da República, o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto. 

Tratam-se de atos criminosos, inaceitáveis e imperdoáveis, orquestrados e coordenados por aqueles que não aceitam o resultado das urnas, buscando destruir o patrimônio público, ferir a soberania popular e violar o Estado Democrático de Direito.”

COMENTÁRIOS dos leitores