Confira dicas para alcançar seu primeiro emprego

Psicóloga organizacional dá dicas para quem procura emprego

por Mariana Ramos qua, 25/01/2023 - 17:38
Freepik Alguns pontos devem ser levados em consideração para melhor desempenho no ambiente profissional Freepik

O início da vida profissional é realmente um momento de muitas dúvidas. Apesar do nervosismo, o primeiro emprego não é o bicho de sete cabeças que pode parecer e, com algumas dicas breves, é possível se sair muito positivamente logo nos primeiros dias.

A psicóloga organizacional Karen Miranda conversou com o LeiaJá sobre as melhores atitudes para se ter quando se está iniciando a vida profissional, seja ela por meio de uma carteira de trabalho assinada, jovem aprendiz ou estagiário.

"A inserção no mercado de trabalho deve vir acompanhada de um cuidado especial com a procura da vaga, a carta de entrada, o currículo. Ele deve ter clareza, simples, mas adequado, com informações essenciais e importantes para aquele tipo de vaga, com objetividade, organização e claro, sempre mantendo a verdade", explica.

Conseguiu ser chamado através do seu currículo? Agora vem o momento da entrevista. Karen Miranda tranquiliza o jovem sobre esse encontro: “É apenas uma conversa em que será possível alinhar expectativas. É o seu momento também de conhecer a proposta da empresa e saber se realmente atende ao esperado por você.”

“Responda com cordialidade, pesquise sobre a empresa, fique atento ao dress code da organização e não se sinta intimidado, caso não entenda alguma questão ou deseje algum outro esclarecimento. É importante que tudo esteja o mais transparente possível neste momento”, continua a psicóloga organizacional.

Após uma entrevista bem sucedida, já é possível acreditar na contratação. Sendo oficialmente parte da empresa, é preciso se atentar a pontos que podem se tornar fatores positivos para sua carreira no futuro.

“Seu autodesenvolvimento deve continuar a todo vapor. Seja sempre pontual, procure estabelecer relacionamentos equilibrados, tenha iniciativa, sempre que necessário peça ajuda”, indica a profissional.

Karina também faz comentários importantes para o aprendizado pessoal do profissional: “O mais importante é nunca parar de aprender. Seja formalmente, buscando cursos teóricos ou técnicos que te habilitem ainda mais para função, seja com os seus colegas de trabalho e líderes.”

Em sua fala final, Karen Miranda aconselha os que estão iniciando sua carreira agora. “Lembre-se que é com um passo por vez que você constrói sua carreira profissional, sempre com responsabilidade e entendendo que o sucesso que você espera depende da sua disponibilidade de aprender e evoluir também com seus erros”, afirma.

COMENTÁRIOS dos leitores