48% dos profissionais de saúde têm problemas para dormir

Estudo resultou em preocupantes números de profissionais cansados e tensos com sua rotina de trabalho

por Mariana Ramos sab, 08/04/2023 - 10:17
Freepik Mais da metade dos profissionais de saúde nunca teve acompanhamento psicológico Freepik

A 3778, startup de healthtech focada em saúde corporativa, realizou uma pesquisa com 647 profissionais de São Paulo da área da saúde para entender como anda o bem-estar no trabalho nesse ramo.

Após 12 meses de acompanhamento, o estudo resultou em dados preocupantes. Dentre eles, 48% dos entrevistados afirma que sofrem para conseguir dormir. Além disso, 46% declaram que se sentem cansados o tempo todo.

“O sono é fundamental para ajudar na regeneração celular de todo o organismo, na produção equilibrada dos hormônios, além de auxiliar a manter tanto corpo, quanto mente equilibrados. Profissionais de saúde operam em escalas, plantões e até mesmo em dupla jornada e por isso é um ponto de alerta saber que muitos colaboradores sofrem com a falta de qualidade no sono”, explica Luis Guilherme de Mendonça, médico de família e comunidade da 3778.

A pesquisa também mostrou que 16,5% dos profissionais apresentam transtorno de ansiedade, 12% apresentam problemas relacionados ao estresse e 8,9% apresentam transtornos depressivos. Apesar destas conclusões, mais da metade dos entrevistados afirmam que nunca fez tratamento ou teve acompanhamento psicológico, sendo 66,3%.

“Os profissionais da saúde estão envolvidos em uma rotina difícil de ansiedade e de uma relação próxima com seus pacientes. Isso se intensificou ainda mais nos últimos anos, com a pandemia. Ainda segundo a pesquisa, 62% deles se sentem nervosos, tensos ou preocupados durante a rotina de trabalho. Cada vez é mais comum um maior sofrimento com a baixa ou ausência de suporte social em diversas profissões e por isso precisamos falar sobre a saúde mental e seus impactos na vida desses profissionais”, informa o especialista.

COMENTÁRIOS dos leitores