Veja como utilizar o ChatGPT como ferramenta de estudo
Saiba como usar a tecnologia a seu favor na hora de se preparar para vestibulares e concursos
O uso da tecnologia como ferramenta de estudo tem tomado cada vez mais espaço no cotidiano estudantil. Rapidamente, o bom e velho livro vem deixando de ser o protagonista entre os itens utilizados pelos estudantes.
Atualmente, a bola da vez tem sido o ChatGPT, algoritmo baseado em inteligência virtual que pode ajudar estudantes na hora de se preparar para concursos e vestibulares.
O chatbot com inteligência artificial (IA) foi desenvolvido em 2020 pela OpenAI, empresa fundada em 2016 com participação do bilionário e dono da rede social Twitter, Elon Musk.
O algoritmo do Chat teve seu desenvolvimento baseado em redes sociais e com foco em diálogos virtuais. A ideia é que ele aprimore as experiências oferecidas pelos assistentes virtuais, como Alexa e Google Assistente, por exemplo.
O professor Abner Mansur, pontua o Chat GPT como uma ferramenta importante para os estudos, porém, orienta que o estudante não deixe sua formação de conhecimento totalmente nas mãos da tecnologia.
"É importante que todos tenham dois entendimentos sobre o chat GPT. Um deles, é que ele é uma inteligência artificial, composta por um enorme banco de dados, com muitas informações, e se tem informações é bom para os estudantes e concurseiros. No entanto, por mais que se tenha um banco de dados diverso, nem sempre elas estão corretas ou atualizadas , porque a máquina não é perfeita. O homem não é perfeito, a obra do homem também não pode chegar a perfeição”, pontuou.
“É ótimo ter como aliada dos estudos uma inteligência artificial com um banco de dados tão grande como esse, mas essas informações precisam ser sempre checadas, pois elas são informações que nem sempre estarão corretas. Eu posso dizer, indiscutivelmente, pois eu e minha equipe já fizemos inúmeros testes no chat GPT e cerca de 10% das informações pesquisadas por nós nos deram resultados equivocados”, acrescentou Mansur.
Pesquisa e organização dos estudos são apontados pelo professor como pontos fortes a serem explorados pelos alunos ao utilizarem a tecnologia: “É possível utilizar bastante a função pesquisar para obter informações e, além disso, usar para organizar os estudos. O estudante deve utilizar o chat como fonte de pesquisa, porém, tendo uma base de referencial sólida para checar, pois confiar 100% em qualquer inteligência artificial é quase uma garantia de que vamos ter alguns fracassos no meio do processo de estudo por conta de algumas informações não confiáveis”.
Foto: Mojahid Mottakin
ChatGPT e redação
Para a professora Bérgamo, o GPT pode atuar tanto positivamente como negativamente nas estudos dos usuários. De acordo com ela, é necessário que, ao utilizar-se da ferramenta, o estudante se apoie, prioritariamente, nos conhecimentos que ele já carrega consigo, adquirido através da sala de aula e livros.
“O estudante que dá comandos específicos, ele usa o ChatGPT quase como um comando de voz, para colocar no papel, de forma organizada, as ideias que ele elenca para o Chat desenvolver. Então, esse é um benefício muito grande para a atividade de produção textual, mas eu sei que muitos estudantes despreparados vão querer que a máquina faça o trabalho deles, isso significa que eles não vão desenvolver estilo próprio nem evoluir na produção textual”, destacou.
O ChatGPT pode ajudar no dia a dia dos estudos. Veja algumas aplicações:
1. Criar resumo de textos
O robô ChatGPT pode ser utilizado para solicitar resumos de textos. Desta forma, o usuário pode pedir diferentes assuntos e o sistema retorna em parágrafos os principais pontos abordados.
2. Elaborar listas de exercícios
Uma das formas de testar os conhecimentos é responder exercícios. Quem está estudando sobre as Leis de Newton, por exemplo, pode solicitar ao chat perguntas sobre o assunto. O sistema exibe uma lista de questões que pode ser resolvida pelo usuário.
3. Responder perguntas de provas
Existem muitos benefícios em estudar por questões de provas anteriores. Além de entender quais áreas exigem mais revisão, esse recurso ajuda a fixar os conteúdos e se familiarizar com o estilo de prova. O ChatGPT é um ótimo aliado dos estudos quando precisamos da resolução e tirar dúvidas de questões antigas.
4. Montar cronogramas de estudos
O ChatGPT pode ser usado para montar um cronograma de estudos. O robô gera um planejamento a partir disciplinas enviadas pelos usuários, bem como os horários disponíveis e o tempo para finalizar todos os conteúdos.
5. Buscar fórmulas de matemática
Já precisou responder uma questão de matemática, química ou física, mas na hora da resolução esqueceu a fórmula? Esse problema pode ser resolvido de forma fácil pelo ChatGPT. Basta digitar a pergunta que o robô indica as principais fórmulas aplicadas nas áreas de exatas.
6. Treinar um idioma
Quem está na jornada de aprender um novo idioma, o ChatGPT é capaz de ajudar também no aprendizado. Isso porque a IA pode estabelecer uma comunicação com o usuário em uma língua estrangeira. Se pedir para conversar em inglês, por exemplo, que o robô prontamente atenderá à solicitação.
7. Inspirações para criar texto
A prova de redação é cobrada em diversos vestibulares, concursos e processos seletivos do país. Para produzir um bom texto, é exigido do estudante domínio de regras gramaticais, técnicas para a produção de textos argumentativos e, óbvio, prática. Mas o que fazer quando a criatividade trava? O ChatGPT pode ser usado para obter inspirações, basta informar o tema de interesse que o robô traz dicas.